SocialTalk: start-up de marketing de influência capta 700 mil euros para investir em IA
A start-up portuguesa vai desenvolver um mecanismo associado à Inteligência Artificial para aumentar o contacto entre as marcas e influenciadores de conteúdo e, potenciar a eficácia da publicidade de produtos e serviços.
A SocialTalk, empresa de marketing de influência, conseguiu uma ronda de investimento no valor de 770 mil euros, com apoio da Insight Venture e do Fundo Green Insight I, para através da Inteligência Artificial (IA) acelerar a ligação a perfis de influenciadores que se adequem às marcas, revela a start-up em comunicado.
Na SocialTalk, a IA vai auxiliar na análise de publicações (os chamados posts) e do valor a pagar pela marca e no relacionamento entre o influenciador e a marca.
Os fundadores da empresa, Francisco Ascensão (CEO) e Tiago Oliveira (CTO), explicam que a empresa está “a desenvolver um motor de recomendação que sugere às marcas quais os influenciadores com que devem trabalhar”, tendo em conta se “os seguidores se ajustam [ou não] ao público-alvo da marca”.
Os responsáveis adiantam ainda que “a machine learning [é usada] para analisar [publicações] e ajudar a determinar o desempenho de cada influenciador, quanto uma marca deve pagar e a automatizar grande parte do processo de gestão do relacionamento”.
Atualmente, qualquer empresa pode encontrar influenciadores de forma rápida, automática e a um preço competitivo. “O marketing de influência veio para ficar, pois uma recomendação de um influenciador é dos fatores que mais influencia nas decisões de compra de produtos e serviços”, afirma a start-up.
“Hoje em dia qualquer marca tem um CRM [gestão de relacionamento com o cliente] para gerir clientes, um software para gerir campanhas de marketing por email, redes sociais, um SEO [ferramenta de otimização para motores de busca], um programa de gestão de publicidade, entre outras. E já não se pagam centenas ou milhares de euros por mês como acontecia há alguns anos atrás”, explicam Francisco Ascensão e Tiago Oliveira.
Assim, os clientes da SocialTalk vão poupar, em média, 80% do tempo e dos recursos, uma vez que terão acesso a mais informações do que as que se encontram disponíveis nas redes sociais.
A start-up, fundada em junho do ano passado, quer chegar aos mercados internacionais e este investimento de 770 mil euros vai permitir que a equipa cresça para fora do país. O objetivo é chegar aos mercados da Europa, América Latina e América do Norte.