Singapura ultrapassa Silicon Valley no The Global Startup Ecosystem Report

Singapura, Silicon Valley e Oslo lideram o ranking Global Blue Economy Ecosystem, inserido no mais recente relatório sobre o ecossistema global de start-ups, da Startup Genome.

A edição Blue Economy, do The Global Startup Ecosystem Report, coloca, pela primeira vez, Singapura na frente do ranking dos 25 ecossistemas de start-up mais virados para a economia azul, ultrapassando assim Silicon Valley. O top 10 deste ranking é preenchido ainda por Oslo, Amesterdão, Londres, Nova Iorque, Copenhaga, Los Angeles, Edimburgo/Glasgow e Atlantic Canadá.

Este relatório, refira-se, analisa o estado atual da atividade de start-ups e investimentos relacionados com a economia azul e os rankings são um reflexo de quais ecossistemas globais que estão a impulsionar a inovação através da atividade das start-ups. O objetivo é fornecer informações para fundadores, investidores e responsáveis políticas ​​em entender o cenário atual e visa incentivar mais atividades de economia azul de forma a mitigar as mudanças climáticas e melhorar a vida em todo o mundo.

Desde modo, e acordo com a edição Blue Economy, do The Global Startup Ecosystem Report, a Europa e a Oceania registaram a maior percentagem e ecossistemas com start-ups da Blue Economy do que de star-ups tech, no geral.  Aliás, a Europa, com 39% de quota, é líder mundial em start-ups da Blue Economy ao produzir o maior número de negócios em fase inicial. A aquicultura, a energia marinha e o transporte marítimo estão a receber o maior investimento em VC.

Por outro lado, conclui que as start-ups deste segmento de mercado que asseguraram investimento early stage, tem maior possibilidade de sucesso comparativamente com outros sub-setores.

 

 

Top Blue Economy Accelerators & Incubators

Top Blue Economy Accelerators & Incubators

Do primeiro semestre de 2020 ao primeiro semestre de 2022, o número de negócios da Série A da Economia Azul cresceu 80% globalmente. Por outro lado, o tamanho médio dos negócios da Série A na Economia Azul aumentou 47% do primeiro semestre de 2021 para o primeiro semestre de 2022. Acresce ainda que tamanho médio dos negócios da Série B+ foi 112% maior no primeiro semestre de 2022 do que em igual período de 2021.

Além disso, do primeiro semestre de 2020 para o mesmo período deste ano, valor total de financiamento da Série B+, em dólares, aumentou 190%, com o número de negócios a subir 20%.

Refira-se que Blue Economy é entendida aqui como o uso sustentável dos recursos do oceano para o crescimento económico, melhorando os meios de subsistência e o emprego ao mesmo tempo que preserva os ecossistemas marítimos. Sendo um subsetor que se cruza com Cleantech, IA e Big Data, Agtech, novos alimentos, transporte e muitos outros, a economia azul tem amplo espaço para inovação e oportunidades para os investidores impulsionarem mudanças e colherem retornos justos.

Comentários

Artigos Relacionados