SheerMe e Bloq.it estão entre as 250 de crescimento mais rápido na Europa

A plataforma de subscrição de carros Finn, de Munique, lidera o Sifted 250 deste ano, um ranking das 250 start-ups de crescimento mais rápido na Europa, ordenadas pela taxa de crescimento anual composta de receita ao longo de um período de três anos.
Na mais recente edição do Sifted 250, liderado pela alemã FINN, Portugal tem duas start-ups: a sheerMe e a Bloq.it .O Reino Unido, a Alemanha e a França dominam o ranking.
A sheerMe, start-up que desenvolveu uma plataforma de marcação e pagamento de serviços de beleza e bem-estar, surge na 38.ª posição no ranking que analisa a evolução dos parâmetros financeiros e empresas nos últimos três anos. A start-up, que atua no mercado português, espanhol e Brasil, regista um crescimento de 330,95%, garantindo-lhe um lugar no Top 50 entre as 250 listadas no ranking. A start-up já tinha sido destacada entre as de maior crescimento da região do Sul da Europa e França pela publicação.
A Bloq.it, na 75.ª posição, completa a presença nacional no ranking. A start-up de logística, que, em maio levantou 28 milhões de euros numa ronda série B para acelerar o crescimento fora de casa para mercados como Reino Unido e Bélgica, apresenta um crescimento de 240,04%.
A plataforma de subscrição de carros Finn, de Munique, lidera o Sifted 250 deste ano. A Finn registou uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 1.078%, subindo três posições em relação ao ranking do ano passado e aumentando a sua receita de 3,2 milhões de euros para 444,3 milhões de euros entre 2022 e 2024. No início deste ano, a empresa liderou o quadro de líderes regional da Sifted, focado nos países de língua alemã e da Europa Central.
Em segundo lugar no ranking está a sueca Yazen, que se descreve como uma solução completa para perda de peso, facilitando o acesso dos clientes a serviços médicos, profissionais de saúde e fitness, bem como a programas educativos e grupos comunitários. A start-up registou um aumento massivo de receitas em dois anos, passando de 200 mil euros em 2022 para 15,9 milhões de euros em 2024.
Em terceiro lugar está a alemã Tl;dv, que desenvolveu um notetaker de IA que as empresas utilizam para registar as suas entrevistas. O escritório, orientado para o trabalho remoto, dá grande ênfase ao “crescimento orgânico”, criando vídeos paródicos sobre o local de trabalho, que a empresa publica no LinkedIn todas as semanas.
O Reino Unido lidera com 85 empresas no ranking (contra 68 em 2024). Start-ups do Reino Unido, Alemanha e França representam a maioria do ranking (55%).
De acordo com o Sifted, há um aumento da presença de insurtech e wealthtech, enquanto as foodtech e as start-ups de economia circular tiveram menor representação no ranking. As fintech continuam a dominar, com 78 start-ups, correspondendo a mais de um terço das empresas listadas. 18 start-ups já nasceram com foco em IA, em comparação com apenas 7 há um ano.
Na lista surgem ainda 11 unicórnios — no ano passado eram sete — e 75 são “repetentes”. Das 250, um total de 75 levantaram capital este ano. A média de capital levantado também subiu de 71,8 milhões de euros, para 93,5 milhões, com o montante médio das rondas a aumentar de 28,4 milhões para 37,2 milhões. Um total de 2.016 investidores financiaram as 250 startups, mais 18% que no ano anterior.
No total, estas 250 start-ups geraram 9,3 mil milhões de euros em receitas nos últimos três anos financeiros e empregam quase 25.000 pessoas em toda a Europa. Em média, levantaram 93,5 milhões de euros em capital.
Conheça o top cinco empresas de crescimento mais rápido em 2025.
1. Finn — start-up de subscrição de carros (Alemanha)
2. Yazen — plataforma médica de perda de peso (Suécia)
3. Tl;dv — ferramenta de IA para registo de reuniões (Alemanha)
4. Vertice — plataforma de otimização de despesas (Reino Unido)
5. Electra — redes de carregamento rápido de veículos elétricos (França)
Foto: The Exploration Company