Serão os Millennials a geração mais rica da história?

Quem nasceu na década de 80, os chamados Millenials, podem vir a ser a geração mais rica da história. A Market Beat explica porquê.

Frequentemente os media internacionais viram a atenção para os Millenials, ou geração Y, que agrega todos os que nasceram entre 1980 e 1994, sensivelmente, e que agora estão com idades entre os 25 e os 40 anos. Atualmente, o foco está no facto de muitos afirmarem que esta pode vir a ser a geração mais rica da história. Apesar de terem sofrido com recessões económicas, com o aumento do custo de vida e com alguma estagnação salarial, dependo dos setores de atividade, a verdade é que também podem beneficiar de fatores externos que lhes permitam atingir esse estatuto. Tendo como exemplo a realidade norte-americana, a Market Beat explica porquê:

Transferência geracional
Os baby boomers, pessoas nascidas entre 1946 e 1964, provavelmente pais de muitos Millennials, vão passar-lhes a sua riqueza. De acordo com o Wall Street Journal será a “maior transferência  geracional de todos os tempos”, avaliada em cerca de 68 trilhões de dólares. Ainda segundo a Reserva Federal dos EUA, os norte-americanos com 70 anos ou mais tinham este ano um património líquido de quase 35 trilhões de dólares. Ou seja, perante estes dados os baby boomers acumularam 157% do produto interno bruto dos EUA e começarão a dá-lo aos seus filhos, onde se incluem os Millennials. Assim, entre 2018 e 2042, as gerações mais antigas vão transferir cerca de 70 trilhões de dólares.

A geração Y adere à criptomoeda
A geração dos Millennials aderiu em força às criptomoedas, fruto de alguma desconfiança pelo sistema bancário tradicional. Viram este universo como uma alternativa de investimento. Investem a longo prazo, como uma bolsa para a reforma. Por outro lado, também recorrem às criptomoedas para comprar bens e serviços online e para comprar bens e serviços pessoalmente.

Ganham mais
Um estudo do Pew Research Center  descobriu que, atualmente, as famílias Millennials ganham mais do que os seus pais e avós ganhavam com a mesma idade. O rendimento familiar de pessoas na casa dos 54 a 72 anos, hoje baby boomers, está em níveis recorde, enquanto nas famílias entre os 38 a 53 (geração X) o rendimento é semelhante aos máximos de famílias no passado. O rendimento médio numa família chefiada por um Millennial foi de 69 mil dólares em 2017.

Gerem o seu dinheiro forma diferente
A geração Millennials lida com o dinheiro de forma diferente do que o faziam os seus pais. Aderem aos meios digitais, adiam a compra de casa, e quando o fazem são modestos, abraçam a automação em tudo o que fazem. Esta geração tem muito mais ferramentas à sua disposição que as anteriores, desde softwares de orçamentos, plataformas automatizadas, recompensas de cartão de crédito e muito mais.

Comentários

Artigos Relacionados