Semana Digital: Governo anuncia novos apoios ao empreendedorismo

No âmbito da Semana Digital, que ontem começou, o Governo anunciou novos programas de apoio ao empreendedorismo e às start-ups.
O Governo divulgou ontem novas medidas de apoio ao empreendedorismo de base tecnológica no âmbito da Semana Digital, uma iniciativa que vai envolver um conjunto de eventos.
Do conjunto das medidas divulgadas, destaque para o E-Residency, um programa que tem por base um conceito de cidadania virtual assente em serviços públicos desmaterializados que passam a estar disponíveis para estrangeiros. A iniciativa vai permitir que os cidadãos não residentes possam usufruir de serviços públicos nacionais, nomeadamente a criação de uma empresa com número fiscal português ou a abertura de contas bancárias.
O Governo revelou que programa E-Residency será desenhado e promovido pela Startup Portugal e que tem como objetivo atrair mais de cinco mil nómadas digitais, empreendedores e investidores estrangeiros.
E é exatamente nas novas instalações da Startup Portugal, no Ministério da Economia, também apresentadas ontem, que está instalada a nova One Stop Shop – Startup Portugal, um Balcão do Empreendedor dedicado a cidadãos nacionais e estrangeiros.
O programa +CO3SO Digital foi outra das novidades divulgadas. Trata-se de um programa “desenhado para aproveitar o potencial do digital na aceleração do desenvolvimento do interior de Portugal por via da ligação mais estreita entre tecnológicas e empresas tradicionais, bem como pela criação de postos de trabalho no interior do país, nomeadamente reforçando a capacidade da Rede Nacional de Incubadoras”, destaca o Governo na sua página oficial.
Também o Startup Hub – uma base de dados gratuita que reúne informação sobre o ecossistema empreendedor nacional, anunciada em julho do ano passado – foi atualizado e “pretende funcionar como plataforma centralizada agregadora de toda a informação relativa ao ecossistema de start-ups, incubadoras e venture capitals”. Nesta plataforma estão reunidas todas as vantagens a que as start-ups registadas podem aceder, na sequência de parcerias com empresas como a Amazon Web Services, Ernst & Young, Revolut, Bizay (360Imprimir), InvoiceExpress, ShopKit ou Aptoide.
Paralelamente, a Startup Portugal, a Autoridade Tributária, a Agência para a Modernização Administrativa e o Gabinete de Estudos e Estratégia do Ministério da Economia e Transição Digital, assinaram um protocolo como objetivo de criar indicadores-chave sobre as iniciativas privadas de base tecnológica a operar no país, o que permitirá um melhor mapeamento do ecossistema de start-ups, bem como captar um maior número e volume de investimentos.
No primeiro dia da Semana Digital, o Governo revelou também que, brevemente, todos os seus sites estarão disponíveis em língua inglesa.