A parceria entre as duas instituições resultou no desenvolvimento de uma plataforma que corre na IBM Cloud e que vai disponibilizar serviços de teleconsulta.

A IBM e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) anunciaram o desenvolvimento de uma solução de teleconsulta na correr na IBM Public Cloud  (tecnologia de encriptação de última geração).Trata-se de uma plataforma desenhada para que durante este período de pandemia, população possa comunicar mais facilmente com os prestadores de serviços médicos e de psicologia. O desenvolvimento do projeto da SCML foi um trabalho conjunto com um grupo de colaboradores de IBM Garage e de IBM Services e permite que os pacientes agendem e acedem a serviços de teleconsulta e de atendimento médico remoto através dos seus telemóveis.

Desta forma, reduz também a necessidade dos pacientes se deslocarem a um consultório médico, centro de saúde ou hospital. O processo é simples: depois de solicitada a consulta o paciente recebe uma notificação por e-mail ou SMS com a informação da data e hora e o link de acesso. Posteriormente, tem apenas de clicar nesse link para iniciar a teleconsulta. Já foram agendadas cerca de 300 consultas médicas, até à data, revelou a SCML.

Esta solução assume ainda mais relevância, numa fase em que os métodos tradicionais têm que ser adaptados à medida que o mundo luta contra a COVID-19. O facto de Portugal continuar a enfrentar centenas de novos casos confirmados por dia, principalmente na Área Metropolitana de Lisboa, vem reforçar esta importância.

“Esperamos que este projeto tenha grande impacto na prestação de serviços de saúde durante o período da pandemia, principalmente entre os mais idosos e a população mais vulnerável e/ou desfavorecida. No meio da situação pandémica que vivemos e de toda a instabilidade e incerteza de que a mesma se reveste, estamos a tentar fazer o melhor que podemos para proteger aqueles que precisam de nós. Toda a equipa da SCML está muito orgulhosa e profundamente envolvida e comprometida com o sucesso deste projeto e com a expansão do uso desta solução entre os nossos utentes”, explicou o diretor de Estudos e Planeamento Estratégico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Francisco Pessoa e Costa frisou ainda que “desafios como reinventar as operações de negócio tradicionais durante a pandemia da COVID-19, dão-nos uma oportunidade de utilizar a tecnologia Cloud para fazer a diferença onde é mais necessário e relevante,” disse Gonçalo Costa Andrade, Manager de Entreprise Sales, IBM Portugal. “Esta plataforma que construímos com a SCML permitirá que os seus utentes possam aceder de forma segura e conveniente a serviços médicos, de nutrição e psicológicos fundamentais”.

Comentários