Scaleup Portugal revela lista das 25 start-ups mais promissoras

A 6.ª edição do Scaleup Portugal acaba de revelar a lista das 25 start-ups e scaleups tecnológicas, originadas em Portugal, mais promissoras em 2022.

O relatório Scaleup Portugal, promovido pela BGI e pelo EIT Digital, com a parceria da Informa D&B, realizou uma micro-análise às 25 start-ups e scaleups tecnológicas mais promissoras originadas em Portugal. São empresas que durante os primeiros cinco anos de atividade se destacaram pela angariação de grandes rondas de financiamento, pela obtenção de receitas e pela geração de impacto através da criação de postos de trabalho.

A Casafari lidera o Top 25 das melhores start-ups, à semelhança de 2021, seguida da Critical Techworks (2.º lugar), a Advertio (3.º lugar), a Kenbi (4.º lugar), e da Utrust (5.º lugar).

Entre os principais indicadores, destaque para o facto das startups/scaleups do Top 25 terem arrecadado coletivamente 264.367.937 euros, entre 2017 e 2021; o capital angariado por cada start-up/scaleup do Top 25 ser vinte vezes maior do que o capital médio angariado pelas start-ups portuguesas; e de as empresas da lista de Menções Honrosas – empresas fundadas há mais de cinco anos – arrecadaram coletivamente mais de 466 milhões de euros. A lista inclui também um unicórnio, a Sword Health.

O relatório mostra ainda que o dinheiro angariado pelas empresas do Top 25 continua a ter origem estrangeira e é oriundo, principalmente, da Suíça (54%) e dos EUA (22%).

 

Comentários

Artigos Relacionados