Ao conversar com empresários das PME, apercebo-me que perto de 90% não sabem o que é e para que serve o marketing e por isso, não trabalham de modo adequado e eficaz. Ou seja, ou não apostam porque não sabem, ou gastam dinheiro sem nenhum retorno.

O leitor pode acreditar que o marketing é um setor que proporciona resultados para uma empresa. O marketing é por vezes mal falado, porque é confundido com publicidade dos anos 80, onde alguma publicidade que era enviada ao público, não era tão transparente no conteúdo. Também alguns baralham com design ou com artes gráficas para empresas. Hoje em dia, alguns ainda confundem com redes sociais e afins. Não é só isto, é muito redutor e é muito mais!

Agora pergunto ao leitor: sabe o que é verdadeiramente o marketing? Pense um pouco…

O marketing tem um âmbito muito específico, o de ajudar as empresas a valorizarem-se e a seguirem o rumo certo para alcançarem os seus objetivos. Assim sendo, as funções do marketing são atrair, fidelizar e aumentar o número de clientes. O que deve dar cada vez maior lucro aos empresários.

Mas para isso acontecer é preciso estudar bem a empresa, conhecer a empresa. Às vezes parece que os empresários não conhecem tão bem a sua empresa. É fundamental conhecer muito bem o público-alvo, o seu produto ou serviço, o preço certo, a promoção do produto. É um conjunto de ações que a empresa desenvolve com o objetivo de dar a conhecer o seu produto/serviço ao consumidor bem como a sua utilização e o mercado que consiste no transporte do mesmo, nos níveis de stocks e a localização geográfica e garantir que o produto esteja no local certo para ser vendido na hora exata.

Claro que o posicionamento da marca é essencial. No fundo, o empresário quer que o consumidor (ou potencial consumidor) tenha a perceção da sua marca. Segundo, não é o que a sua marca é ou como ela é reconhecida atualmente, mas sim como o empresário quer que ela seja reconhecida.

O marketing tem tudo a ver com o relacionamento com os clientes. Ao estreitar os laços com o público-alvo e não é só com os clientes, mas também com parceiros, colaboradores, entre outros. É uma forma inteligente de uma empresa fortalecer a sua marca, relativamente à fidelização e claro às vendas.

Deste modo reduzido, não posso esquecer a estratégia de marketing para um público que é essencial para o sucesso deste negócio – os colaboradores/funcionários. Qualquer empresa deve apostar na motivação e felicidade dos colaboradores, porque são eles que vão dizer bem da empresa, vão vestir verdadeiramente a camisola da empresa.

Espero ter contribuído um pouco para compreenderem a verdadeira complexidade positiva do marketing.  Existe para ajudar as empresas para crescer e ganhar notoriedade.

*Associação de Marketing e Atitude Empresarial

Comentários

Sobre o autor

Avatar

Liz Silva é presidente da AMA Empresarial – Associação de Marketing e Atitude Empresarial, proprietário do conhecido Projeto “Liz Silva - Palestras, Workshops e Treinos de Marketing & Negócios” e CEO de uma empresa de Marketing Estratégico. Empreendedor nato, é... Ler Mais