Rolls-Royce entra num novo patamar de inovação tecnológica e lança avião elétrico

Conhecida pelos carros de luxo e topo de gama, a icónica marca desenvolveu um avião elétrico. Foi apelidado de Spirit of Innovation e afirma ser o mais rápido do mundo.
A marca inglesa Rolls-Royce (subsidiária do grupo alemão BMW), entrou numa nova fase de inovação tecnológica com o lançamento de um avião elétrico. Conhecida sobretudo pelos carros de elite, a Rolls-Royce apostou agora na criação daquele que afirma ser o avião elétrico “o mais rápido” do mundo. Chama-se Spirit of Innovation e atingiu a marca recorde de 532,1 km/h em 15 quilómetros, segundo informações da própria empresa. Os voos-teste tiveram lugar, durante 15 minutos, no centro MoD Boscombe Down, do Ministério da Defesa do Reino Unido, e a Rolls-Royce revelou ter enviado os dados dos voos à Federação Aeronáutica Internacional para validação.
Além da conquista no campo técnico, este projeto aeronáutico reúne também dados importantes para o estudo das capacidades elétricas no futuro, nomeadamente no que respeita à utilização de aeronaves elétricas no espaço urbano. Paralelamente, também representa um avanço ambiental na medida em que significa mais um passo na descarbonização da indústria da aviação.
As características que os ’táxis aéreos’ exigem das baterias são muito semelhantes ao que está a ser desenvolvido para o Spirit of Innovation para que possa atingir velocidades superiores a 480 Km hora. Além disso, a Rolls-Royce e a Airframer Tecnam estão atualmente a trabalhar com a Widerøe, a maior companhia aérea regional da Escandinávia, para entregar uma aeronave de passageiros totalmente elétrica para o mercado de passageiros, que se prevê que esteja pronta em 2026.
Warren East, CEO da Rolls-Royce, afirmou em comunicado que “a tecnologia avançada de bateria e propulsão desenvolvida para este programa tem implicações animadoras para o mercado de mobilidade aérea avançada”. Acrescentou que “o primeiro voo do Spirit of Innovation é uma grande conquista para a equipa da ACCEL e da Rolls-Royce. Estamos focados em produzir os avanços tecnológicos de que a sociedade precisa para descarbonizar o transporte aéreo, terrestre e marítimo e capturar a oportunidade económica da transição para o zero líquido. Não se trata apenas de quebrar um recorde mundial; a bateria avançada e tecnologia de propulsão desenvolvida para este programa tem aplicações interessantes para o mercado de Mobilidade Aérea Urbana e pode ajudar a tornar o ‘jet zero’ uma realidade”.
O programa ACCEL – Accelerating the Electrification of Flight – inclui os parceiros chave YASA, fabricante e controlador do motor elétrico, e start-up de aviação Electroflight. Metade do financiamento do projeto é fornecido pelo Aerospace Technology Institute (ATI), em parceria com o Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial e Inovação do Reino Unido.