Road 2 Web Summit abre candidaturas para participação de start-ups portuguesas
A nova edição do programa vai selecionar até 125 start-ups portuguesas para a apresentação no Web Summit de 2024, que decorre entre os dias 11 e 14 de novembro.
A Startup Portugal e o Web Summit anunciaram a abertura das candidaturas para o Road 2 Web Summit 2024 (R2WS), o programa que, anualmente, seleciona e prepara start-ups portuguesas para se apresentarem num dos maiores palcos de tecnologia do mundo. Nas edições anteriores, o R2WS já apoiou mais de 860 empresas.
As empresas selecionadas para o Road 2 Web Summit recebem um desconto imediato de 50% no valor do pacote ALPHA ou BETA da Web Summit, que inclui um espaço físico exclusivo no evento e a participação nas competições Web Summit PITCH e Startup Showcase, entre outros.
No total, o Road 2 Web Summit vai selecionar até 125 empresas. Além do acesso às competições oficiais, o programa vai atribuir a duas empresas os prémios de start-up mais promissora (15 mil euros), e de start-up com melhor desempenho no bootcamp e conferência (5 mil euros), ambos apoiados pela Galp Upcoming Energies. Em edições anteriores, este prémio já foi atribuído, e impulsionou, start-ups como a Ethiack e a Musiversal.
O grupo de start-ups selecionado através do programa terá acesso ainda a webinars exclusivos de preparação para o evento. O primeiro webinar decorre já no dia 30 de julho, ‘How to build a pitch that matters?’, conduzido por Mike Sigal, reconhecido investidor norte-americano no universo do empreendedorismo. No dia 1 de setembro, o webinar é focado em comunicação: Elena Davidson, CEO da Liberty, agência de relações públicas, apresenta ‘Stand Out in a Crowd: Selling Your Story Amidst the Noise’. O último webinar, dia 29 de setembro, foca-se na preparação da equipa para a conferência.
As empresas selecionadas terão acesso a um bootcamp intensivo, no Porto (29 de outubro) ou em Lisboa (31 de outubro), com a participação da investidora Rita Vilas Boas, e de Maria Ana Encarnação, Startups Manager na Web Summit. Este bootcamp vai preparar as empresas a definir objetivos para o evento, apurar as abordagens aos investidores, a relevância da comunidade, e no geral, como navegar e se destacar entre os milhares de empresas presentes na Web Summit.
As condições de candidatura podem ser consultadas no site da Startup Portugal. Apenas start-ups com presença em Portugal estão habilitadas, sendo ainda necessário um produto mínimo viável (MVP), presença online ativa (app ou site), e apresentar um modelo de negócio inovador, facilmente escalável e de base digital, entre outros requisitos administrativos.








