Retalhista de moda e decoração Pepco abre centro digital de TI em Portugal

A cadeia de retalho europeia investiu em Portugal com a abertura do seu primeiro Digital IT Hub no Porto.

A Pepco, uma das principais cadeias de retalho da Europa na área da moda e decoração a preços acessíveis, anunciou a abertura do seu primeiro Digital IT Hub em Portugal, “num investimento estratégico concebido para atrair talentos tecnológicos de classe mundial e acelerar a transformação digital da empresa”, refere a empresa com comunicado.

Nos útimos quatro anos, a Pepco (parte do Grupo Pepco, com sede em Londres), tem vindo a construir a sua rede de lojas na Península Ibérica e, atualmente, conta com mais de 250 lojas, das quais mais de 20 estão em Portugal. Globalmente, detém cerca de quatro mil lojas, em 18 países europeus, realiza mais de 30 milhões de transações mensais e tem mais de 30 mil colaboradores.

“O nosso novo Digital IT Hub tem como objetivo construir algo novo – uma cultura de ação, propriedade e entrega moderna”, sublinhou Pablo De Ayala, diretor de informação do Grupo. Acrescentou ainda “estamos a construir algo novo — com equipas pequenas e capacitadas, missões claras e a liberdade de agir rapidamente e tomar decisões. Este hub pretende criar o tipo de ambiente onde pessoas excelentes podem fazer o seu melhor trabalho — e onde a tecnologia nos ajuda a transformar verdadeiramente a experiência do cliente”.

Instalado no Porto, o novo hub será central na estratégia da Pepco para se tornar um negócio totalmente capacitado pela tecnologia e orientado para o cliente. Assim, as equipas sediadas em Portugal concentrar-se-ão no envolvimento do cliente, com a criação de experiências integradas e baseadas em dados em fidelização, personalização e retalho digital; na agilidade e inovação, testar, aprender e iterar rapidamente para entregar soluções mais inteligente; e na tecnologia de última geração, para trabalhar com o que há de mais moderno em cloud, dados, IA e arquitetura componível.

“Trata-se de velocidade e empoderamento”, explicou Pablo De Ayala, reforçando que as suas equipas “dominarão todos os processos de TI de ponta a ponta, experimentarão novas formas de trabalhar e verão o impacto real do seu trabalho quase imediatamente.”

Ao contrário dos departamentos de TI corporativos tradicionais, o novo hub da Pepco irá operar como um ambiente empreendedor e centrado no produto. Assim, salienta a empresa, as equipas terão autonomia para moldar resultados e formas de trabalhar, a colaboração entre regiões geográficas está incorporada no modelo, sem silos e sem competição entre locais, e a aprendizagem contínua é fundamental, com acesso a formação de topo, certificações e comunidades de prática.

Entretanto, a Pepco lançou um site de recrutamento dedicado, o Tech Hub Pepco, no qual os candidatos podem explorar oportunidades e candidatar-se diretamente. A empresa oferece oportunidades, entre outros, para engenheiros, product owners e especialistas digitais. Numa primeira fase, está previsto construir uma equipa composta por cerca de 60 especialistas.

Comentários

Artigos Relacionados