Restaurante sueco testa aventais que captam dióxido de carbono
A iniciativa é de um restaurante de Estocolmo no qual os funcionários vestem aventais de algodão que absorvem o dióxido de carbono do ar.
Há um restaurante em Estocolmo, o Fotografiska, que está a implementar um projeto piloto para captar do ar gases com efeito de estufa. Os protagonistas deste processo são os aventais de algodão usados pelos funcionários feitos com base num processo químico desenvolvido pelos investigadores do Hong Kong Research Institute of Textiles and Apparel (HKRITA), e apoiados pela H&M.
Os aventais passam por um processo que envolve uma solução usada para tratar o algodão – fibra, fio ou tecido – fazendo com que o material “puxe” o dióxido de carbono na sua direção e o capture. Desta forma fica armazenado na superfície do tecido.
Depois de usados, os aventais são aquecidos a 30-40 graus Celsius, temperatura a que libertam o CO2 armazenado e que, posteriormente, é utilizado na estufa que o restaurante tem na cave para alimentar as plantas. É usado como “alimento” para as plantas ao completar o ciclo da fotossíntese e tornar-se nutriente para a horta do restaurante.
De acordo com a equipa de investigadores um avental tem capacidade para absorver cerca de um terço do que uma árvore absorve por dia.
Edwin Keh, CEO HKRITA, disse à Reuters que o Instituto está a desenvolver ainda mais sua tecnologia e que tentará encontrar outras aplicações para ela, bem como outras formas de usar ou descartar o CO2 capturado.