Refeições sobre rodas: o futuro da comida de rua na Índia

O ministro do Turismo de Kerala anunciou o lançamento de uma infraestrutura ‘on the go’ para os restaurantes geridos pelo estado indiano. O objetivo é ajudá-los a servir refeições nos carros.

Em muitas cidades do mundo, o hábito de comer na rua, com as mesas postadas ao ar livre, é uma verdadeira tradição. Porém, a pandemia impactou o hábito de frequentar restaurantes de forma radical, já que se passou a seguir protocolos de distanciamento social.

Na Índia, os restaurantes introduziram “recintos” próprios, conhecidos como dining pods, e colocaram peluches de tamanho real em assentos vazios para indicar a “distância segura”. Já os shoppings lançaram drive-throughs para recolha de alimentos, enquanto restaurantes independentes como o Qualia e o Masque, em Mumbai, voltaram-se para jantares de berma de estrada, onde a comida descomplicada pode ser servida diretamente nos carros.

No carro ou na berma da estrada, o jantar sobre rodas não é uma necessidade apenas limitada a cidades maiores como Mumbai, Delhi ou Bengaluru. Em cidades menores como Ahmedabad e Lucknow o fenómeno também se popularizou.

Recentemente foi publicada uma notícia no Hindustan Times sobre a tendência de servir refeições dentro do carro em Lucknow: “depois do levantamento das medidas de confinamento na cidade durante a semana, a tendência mais rápida para recuperar foi a oferta de comida de rua”, avança o jornal.  As pessoas faziam fila no exterior das suas roulottes favoritas e eram servidas nos seus carros em pacotes de viagem descartáveis.

As instituições governamentais parecem estar a prestar atenção a esta inovação decorrente da pandemia, avança o Mint Lounge. A Kerala Tourism Development Corporation (KTDC) anunciou o lançamento de um restaurante para carros. Os restaurantes Aahaar do KTDC têm como objetivo servir pequenos-almoços, almoços, jantares e lanches a clientes nos seus veículos.

P.A .Mohamed Riyas, ministro do Turismo de Kerala, referiu que “o esquema está a ser implementado, tendo em conta os riscos de saúde e a salvaguarda da segurança pública” e espera que “a iniciativa ajude a indústria do Turismo a recuperar após a segunda vaga da pandemia”.

Neste contexto, o ministro anunciou a renovação das cadeias de hotéis KTDC, no âmbito do projeto “Mission Facelift”. O seu ministério tem inclusivamente planos de lançamento de restaurantes flutuantes em destinos selecionados por todo o estado de Kerala para impulsionar o setor.

Embora os restaurantes independentes nas cidades tenham oferecido serviços de refeições nos carros durante a pandemia, é a primeira vez que o governo intervém para apoiar os que são geridos pelo estado. A comida de rua não é apenas definida por ingredientes, sabores e preços, mas também está ligada às leis alimentares estabelecidas pelos governos regionais.

Uma mudança de política que indique o apoio estatal pode dar ânimo aos vendedores ambulantes de comida de rua.

Comentários

Artigos Relacionados