Quim Barreiros dá música no blockchain com coleção de NFT
A partir de 4 de maio vai poder adquirir a coleção NFT QuimFT, baseada em expressões musicais e nos momentos mais emblemáticos da carreira de Quim Barreiros. Esta é a primeira incursão do artista no blockchain.
Quim Barreiros, um dos nomes mais conhecidos da música popular portuguesa, prepara-se para lançar uma coleção de mil QuimFTs, baseados em expressões musicais e nos momentos mais marcantes da sua carreira musical.
“Assim como a cabritinha ficou registada na memória dos portugueses, queremos que esta coleção fique imortalizada na história da música popular portuguesa. Esta foi uma ideia do meu filho Emmanuel, que quis abraçar pelo carinho que tenho aos meus fãs”, conta Quim Barreiros, citado em comunicado.
Cada NFT (token não fungível) pretende honrar os sucessos do artista, desde “O Sorveteiro”, até ao “O Melhor Dia para Casar”, conferindo-lhes uma nova dimensão digital. Com o NFT QuimFT, os colecionadores terão a oportunidade de receber mensagens personalizadas de Quim Barreiros para celebrar dias festivos, participar em futuros videoclipes e ouvir de antemão novos lançamentos.
Além disso, os colecionadores terão ainda a possibilidade de fazer uma visita à “garagem da vizinha”, conhecer a “cabritinha” ou de almoçar com o artista.
“A coleção de ativos digitais QuimFT representa um pedaço da história do Quim Barreiros que viverá para sempre na blockchain. Não é apenas uma fotografia, mas uma obra de arte digital única, representando os elementos emblemáticos do cantor que são tão queridos pelos seus fãs: o bigode; o chapéu; o acordeão, a cabritinha e muitos outros”, explicam Sara Teixeira e João Gomes da Happyfact, principais arquitetos da estratégia e marketing da coleção QuimFT.
Também Emmanuel Barreiros, filho de Quim Barreiros, revela que “deixa-me extremamente feliz ver o legado e a essência da marca “Quim Barreiros” a abraçar uma nova vida digital, e a inovar-se, de forma a permitir uma ligação ao artista e m história musical no formato de NFT – sendo esta uma tecnologia do futuro acaba por ser um novo meio para estabelecermos uma relação alternativa com a comunidade mais jovem e cada vez mais tecnológica”.
Dos mil NFT, 699 serão únicos QuimFT, 300 QuimFT serão inspirados em semanas académicas onde o artista marcou presença e um QuimFT será legendário.
A coleção ficará disponível para o público geral no dia 4 de maio e o preço de aquisição de cada ativo rondará os 30 euros.