Quer saber quando vai receber de salário em 2023? Consulte este simulador.

A sua empresa informou-o sobre as alterações salariais no próximo ano, mas não sabe quanto vai levar para casa? Descubra o valor através deste simulador.

As novas tabelas de retenção na fonte vão ter impacto nos rendimentos já a partir de janeiro. Para que cada pessoa possa perceber qual o real impacto das novas tabelas no seu rendimento, o Doutor Finanças lançou o simulador de salário líquido.

“Através do simulador de salário líquido 2023, podemos descobrir o valor exato que vamos receber e descontar para o IRS e Segurança Social. Além disso, se tivermos outros rendimentos, seja subsídio de refeição, duodécimos ou outros rendimentos, basta preencher os campos com os valores corretos para sabermos qual o valor do nosso salário líquido”, refere Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, citado em comunicado.

Com o aumento do salário mínimo, só os rendimentos a partir dos 762 euros fazem descontos para o IRS. Além disso, as próprias tabelas de retenção na fonte sofreram alterações, pelo que a maior parte das pessoas terá mudanças no salário líquido.

O Governo propôs também ao setor privado um aumento médio dos salários em 2023 de 5,1% e elevou o valor máximo de subsídio de alimentação isento do pagamento de impostos. Mas há ainda outra alteração para o próximo ano: as tabelas de retenção na fonte são diferentes no primeiro e segundo semestre do ano.

Assim, com a ajuda do simulador que só contempla as tabelas de retenção do primeiro semestre, é possível simular vários cenários. Segundo a empresa, é possível perceber qual o impacto de recebermos subsídios de Natal e férias em duodécimos ou por inteiro, bem como de recebermos o subsídio de refeição em cartão ou dinheiro.

Já se o ordenado incluir outras componentes, sejam estas isentas ou não de impostos, também é possível apurar o valor final que vai cair na nossa conta ao fim do mês. Para tal, basta garantir que indica os valores corretos, nos campos certos.

Para conseguir calcular o valor final do salário líquido em 2023, deve saber: salário bruto (valor do salário base); Situação familiar (Solteiro, casado, um ou dois titulares); dependentes (nenhum ou o número de dependentes); subsídio de Natal e férias (dois subsídios por inteiro; 50% de um subsídio por duodécimos; 50% dos dois subsídios em duodécimos ou 1 subsídio completo em duodécimo; dois subsídios por inteiro em duodécimos); se tem ou não o subsídio de alimentação (valor do subsídio, método de pagamento que pode ser dinheiro ou vale/cartão refeição) e outros rendimentos sujeitos ou não a IRS (retenção na fonte) e Segurança Social.

Comentários

Artigos Relacionados