Quer desenvolver as suas soft skills? Siga estes três passos a partir de casa.

Para ter sucesso profissional, é importante desenvolver não apenas competências técnicas, mas também as denominadas soft skills. Conheça três sugestões para desenvolver este tipo de capacidades em casa.

As competências interpessoais, mais conhecidas como soft skills, são cada vez mais exigidas no mercado de trabalho. Para além de um bom currículo, essas competências, como responsabilidade, tolerância à pressão e originalidade, potenciam a atuação de um profissional e de toda uma equipa, principalmente durante a pandemia.

Os sites FlexJobs e PAIRIN criaram uma lista dos dez principais campos de trabalho remoto entre março e novembro de 2020, destacando as cinco principais soft skills de cada área.

De acordo com a análise, na maioria dos setores, as principais soft skills incluem pensamento crítico, orientação para serviços, consciência social, gestão de relações e tolerância ao stress. “Curiosamente, a capacidade de comunicar com eficácia é fundamental para muitas dessas competências”, explica Brie Reynolds, especialista em carreira do site FlexJobs. “A comunicação é a primeira competência que muitos empregadores de equipas remotas estão à procura”, acrescenta.

Siga estes três passos que, segundo Brie Reynolds, ajudam a desenvolver as suas soft skills mesmo estando em isolamento social, avança a Forbes.

1. Identifique as suas competências pessoais
“A PAIRIN oferece testes de habilidades pessoais para que as pessoas possam identificar as suas áreas de força e onde podem melhorar”, diz Reynolds. A FlexJobs também recomenda fazer uma autoavaliação para determinar quais os traços de personalidade que são os seus pontos fortes e quais os que precisa de melhorar. Perguntar às pessoas próximas, como amigos, familiares e colegas de trabalho, também pode fornecer informações para completar esta etapa.

2. Frequente um curso online gratuito
“Existem muitos cursos online gratuitos de curta e longa duração para ajudá-lo a reforçar as suas potencialidades”, comenta Reynolds. Depois de acrescentar um curso ao seu currículo, coloque em prática o que aprendeu, seja no trabalho ou na sua vida pessoal. Também pode procurar novas tarefas ou projetos na empresa, na sua comunidade ou em casa, onde possa colocar essas novas aptidões em prática.

3. Entreviste alguém que tenha a competência que deseja
“Entrevistas informativas também são uma ótima maneira de aprender com outras pessoas que já são boas nas características que desejam desenvolver”, aponta a especialista. “Por exemplo, se sua cunhada tem uma excelente tolerância ao stress e já testemunhou episódios em que ela ficou calma perante situações complicadas, peça-lhe dicas para melhorar nesta área”, conclui.

Comentários

Artigos Relacionados