Quem investe em tecnologia climática na Europa? A Climate 50 revela.

O Climate 50 é uma iniciativa da Contrarian Ventures e pretende reunir os investidores europeus mais impactantes na área ambiental.

A atividade das venture capital na Europa têm-se multiplicado por múltiplas rondas de investimento e aposta em novas start-ups com soluções tecnológicas relacionadas com o clima, seja na vertente energética, mobilidade ou produtos biológicos, entre muitas outras áreas.

Há hoje mais investidores europeus do que nunca a direcionar capital para empresas que aspiram a impulsionar mudanças positivas para as pessoas e para o planeta, especialmente no domínio da tecnologia climática. Mas quem são esses investidores?

A empresa lituana Contrarian Ventures procurou respostas e prepara-se para lançar o Climate 50, um ranking anual que visa divulgar os investidores de VC climáticos mais impactantes em todo o mundo. À Sifted, o sócio-fundador da Contrarian, Rokas Peciulaitis, explicou que agora é o momento para a lançar o que apelidou de  “Midas List” para os VC climáticos: “O orçamento mundial de carbono está a esgotar-se rapidamente e não há planeta B.”

A metodologia usada para elaborar a lista teve em conta a atividade de investimento dos investidores – como o número de investimentos em novas empresas de tecnologia climática num período temporal – e as atividades não-de investimento como a consciencialização da marca.

Por outro lado, também considerou os resultados de uma votação pública. As pessoas podem angariar investidores à sua escolha (um fundo acinco vezes por dia). Assim que a votação pública encerrar, a lista será reduzida dos 135 fundos nomeados para a lista final dos 50 maiores investidores climáticos, que será divulgada em março.

Para a Contrarian este é o primeiro passo para lançar um relatório anual aprofundado sobre o investimento global dos VC no clima.

Top 10 dos investidores europeus no clima

High-Tech Gründerfonds – Um venture capital alemão que investe em start-ups em fase inicial nas áreas da tecnologia industrial, tecnologia digital, ciências da vida e química.

Next47 – É o braço de investimento corporativo do multinacional de tecnologia Siemens.

Aster – Uma empresa francesa de capital de risco que financia start-ups nos setores da energia, mobilidade e indústria 4.0.

ETF Partners – Investidor em fase de crescimento, com sede no Reino Unido, e que procura de oportunidades de investimento em energia, indústria e smart cities.

Demeter Partners – uma VC parisiense vocacionada para start-ups em estágio de crescimento com foco no setor energético.

Shell Ventures – Veículo estratégico de investimento da petrolífera Shell, com foco no petróleo e gás, energias renováveis, novos combustíveis para transportes, mobilidade conectada ou digital.

BP Ventures – Braço de investimento corporativo da multinacional BP. Centra-se na mobilidade avançada, produtos biológicos e de baixo carbono, gestão de carbono, transformação digital e potência e armazenamento.

Future Energy Ventures – filial de investimento da empresa de energia e.on. O seu foco é a energia.

Esmeralda Technology Ventures – Com sede Zurique é um VC cleantech com foco no setor, incluindo energia, água, TI industrial, materiais avançados, mobilidade, robótica e agricultura.

Norrsken VC braço de capital de risco da Fundação Norrsken, vocacionada para start-ups de impacto. Instalado em Estocolmo, este VC investe em todo o tipo de start-ups em fase inicial.

Comentários

Artigos Relacionados