Projeto Solar PV Positioning Optimizer Module vence hackathon

A competição Building The Future Hackathon, organizada pela Microsoft, imatch, Galp e EIT InnoEnergy, recebeu um total de 165 participantes, de 29 países.
O Building The Future Hackathon já revelou os projetos vencedores da edição deste ano. O grande vencedor da maratona de programação, e que levou para casa o prémio de 3 mil euros, foi o Solar PV Positioning Optimizer Module, um projeto que consiste num módulo de hardware para criar relatórios orientados por dados durante a fase de pré-instalação solar. Permite otimizar o posicionamento e a orientação dos painéis solares.
Por sua vez, o segundo lugar (com um prémio de 1.500 euros), coube à ElectriciTree, um sistema de painéis solares em árvore com movimento adaptável para maximizar a exposição solar. Já o terceiro (com um prémio de 500 euros), foi atribuído à Waste Power, uma plataforma de facilitação do contacto entre indústrias para que os resíduos de uma possam ser utilizados como matéria-prima de outra.
O potencial dos projetos, a correta identificação do problema e criação de uma solução adequada, a correspondência com os desafios apresentados pelas organizações, e o desenvolvimento da equipa durante o hackathon, bem como a qualidade e impacto do pitch, foram os critérios considerados na avaliação das 20 soluções apresentadas e na escolha dos vencedores.
Os desafios apresentados nesta competição tinham como foco baterias de veículos elétricos; financiamento da transição energética; encontrar os melhores locais para comunidades solares; soluções alternativas de energia solar fotovoltaica; e otimização de postos de abastecimento de hidrogénio, todos na ótica de construir um futuro low carbo.
Nesta edição, a competição, da responsabilidade da Microsoft, da imatch, da Galp e da EIT InnoEnergy, teve um total de 165 participantes, de 29 países.