OrCam Technologies lança produto baseado em IA para pessoas com dificuldade de leitura

O OrCam Read é um produto de tecnologia de assistência que pretende ser um companheiro para pessoas com dificuldades de leitura. Já está disponível em português.

A start-up israelita especialista em tecnologia baseada em inteligência artificial para invisuais, lançou um novo produto desenhado especificamente para ajudar as pessoas com dificuldades de visão ou de leitura. Este novo projeto da OrCam Technologies (start-up fundada em 2010 pelos empreendedores israelitas Amnon Shashua e Ziv Aviram), utiliza tecnologia baseada em inteligência artificial (IA), apresenta-se como uma nova abordagem aos assistentes de leitura: é o primeiro dispositivo feito para ser segurado, captura páginas de texto e lê-as em voz alta ao utilizador. O leitor portátil lê e captura em tempo real, texto de qualquer superfície ou ecrã digital.

O OrCam Read destina-se a pessoas com dificuldades de leitura, provocadas por fadiga, dislexia, afasia, entre outras condições, assim como a pessoas que leem grandes quantidades de texto.

O dispositvo já está disponível em português e em Portugal, onde se estima que aproximadamente 6% da população seja disléxica. O novo produto terá capacidade de ler todas as principais línguas europeias.

“Com este aparelho estamos a estender o nosso leque de soluções de assistência. O OrCam Read tem uma diferente utilização de qualquer outro aparelho que já tínhamos feito, pretendendo trazer a alegria da leitura ao utilizador, por permitir ler páginas completas de texto”, explicou Fabio Rodriguez, Country Manager de Portugal e Espanha.

Refira-se que os algoritmos proprietários de IA do OrCam Read permitem uma ativação através de um gesto de apontar e clicar. Este gesto ativa dois lasers-guia que fornecem ao utilizador duas opções de leitura: ler o texto inteiro selecionado ou escolher onde começar a ler. A solução wireless dá ao utilizador feedback áudio instantâneo, comunicando o texto dos jornais,de livros ou de ecrãs de smartphone, entre outros. Além disso, o funcionamento do dispositivo é totalmente processado offline, sem necessitar de conexão à internet, o que assegura totalmente a privacidade de dados do utilizador.

Recorde-se que start-up israelita está avaliada em mais de mil de milhões de dólares, sendo uma das 38 empresas de saúde mundiais consideradas unicórnio.

Comentários

Artigos Relacionados