Programa de aceleração SoftBank Emerge chega à Europa e aposta na diversidade
A empresa quer aumentar a diversidade de fundadores que financia e procura start-ups europeias na fase seed.
Um ano depois de ter entrado nos Estados Unidos, o acelerador SoftBank’s Emerge chegou à Europa onde quer aumentar a diversidade de fundadores financiados, cita a Sifted. Assim, o Emerge anunciou que vai aceitar cerca de 10 empresas europeias para integrarem um programa de oito semanas composto por conteúdos educativos e com possibilidade de acesso investidores e empresas que integram o portefólio do SoftBank.
O grupo de participantes no programa Emerge também receberá investimento do SoftBank, num montante que, revelou a empresa, será semelhante ao investido no programa norte-americano, ou seja, a rondar os 350 mil dólares por cada empresa. Paralelamente, os participantes terão ainda acesso aos parceiros VC que se juntaram ao SoftBank como, por exemplo, Speedinvest, Breega, Cherry Ventures, Firstminute Capital ou Kindred.
Catherine Lenson, managing partner do SoftBank, citada pela Sifted, explicou que procuram fundadores na fase seed e que, do ponto de vista da diversidade, procuram “fundadores que se identifiquem como não-brancos, mulheres, LGBTQ+, com incapacidades ou como refugiados”, acrescentou.
A mecânica do programa Emerge segue o mesmo formato usado nos Estados Unidos, onde foram investidos cerca de cinco milhões de dólares em 13 start-ups, entre as quais nomes como a Koniku, que produz dispositivos de diagnóstico de testes respiratórios, ou a Rebellious Food.








