Profissões com mais procura na Europa, de acordo com o LinkedIn

De acordo com uma nova pesquisa do LinkedIn, este ano 57% dos profissionais na Europa equacionam mudar de emprego. As oportunidades de ascensão estão concentradas em alguns setores de atividade.

O mercado de trabalho está em transformação, quer nas ambições dos trabalhadores quer nas exigências dos empregadores, e alguns setores de atividade acusam muita concorrência e poucas vagas o que pode dificultar a vida a quem está a pensar mudar de emprego. E de acordo com uma pesquisa recente do Linkedin, 57% dos trabalhadores da Europa estão a pensar fazê-lo este ano.

Ainda assim, esta plataforma profissional online constata que há profissões em ascensão e para as quais se abrem novas oportunidades de expansão. Os investigadores do LinkedIn Economic Graph elaboraram uma lista dos empregos que mais crescem na Europa (com destaque para os mercados alemão, francês e inglês) com base na análise a milhões de empregos iniciado por membros do LinkedIn de janeiro de 2018 a julho de 2022. As oportunidades com mais hipóteses de crescimento, concentram-se, sobretudo, nos setores de sustentabilidade, segurança cibernética e funções de desenvolvimento de negócios.

Josh Graff, diretor administrativo para EMEA e LATAM do LinkedIn, explicou, citado pela Euronews, que “os dados do LinkedIn mostram que, apesar da incerteza económica, os candidatos com as habilidades certas têm oportunidades de emprego. Empregadores em toda a Europa estão a recrutar pessoas para ajudá-los a lidar com os grandes problemas enfrentados pelas empresas”. De acordo com este profissional, em 2023 isso significa mudanças climáticas e segurança cibernética. No primeiro caso, as empresas estão sob pressão para reduzir as suas emissões de carbono, para ajudar a enfrentar a crise climática, e por isso não surpreende que um dos cargos mais procurados pelas empresas na Europa este ano seja o Sustainability Manager.

Com a responsabilidade de analisar e prever o impacto ambiental da empresa que representa, a função de Sustainability Manager foi a segunda que mais cresceu no Reino Unido e a quarta na Alemanha. Aliás, as funções ligadas à sustentabilidade aparecem nas listas de ‘Jobs on the Rise’ do LinkedIn em 13 países, entre os quais a França, Alemanha, Espanha, Holanda, Itália, Suécia e Reino Unido.

Os profissionais de vendas também estão com alta procura, à medida que as empresas lidam com a necessidade de continuar a crescer no meio de circunstâncias macroeconómicas desafiadoras.

No mercado francês, por exemplo, os quatro primeiros lugares da lista ‘Jobs on the Rise’ foram ocupados por cargos no setor de vendas, variando de Growth Marketing Manager (o primeiro de crescimento mais rápido), a Sales Development Representative, Customer Success Manager e Enterprise Account Executive.

Já na Alemanha, no topo da lista de empregos em ascensão estão cargos em vendas e gestão de marca. O primeiro lugar foi ocupado pelo Sales Development Representative, seguido por Growth Manager e Employer Branding Manager. Por sua vez, no Reino Unido, a pesquisa do LinkedIn constata que trabalho que mais cresceu foi o Customer Success Consultant. Seguem-se os cargos de Sustainability Manager, Product Operations Manager, Sales Development Representative e Chief Growth Officer.

Os dados do LinkedIn também mostram que, por exemplo, há cerca de uma vaga de emprego para cada candidato na Alemanha, enquanto na França e no Reino Unido há dois candidatos para cada vaga.

Um salário mais elevado é maior motivador dos trabalhadores para procurar uma nova função, mas uma maior flexibilidade e oportunidades de desenvolvimento de carreira são igualmente fatores decisivos para a mudança.

Comentários

Artigos Relacionados