Comissão Europeia e FEI unem forças para impulsionar a inovação no domínio da defesa

A iniciativa Defence Equity Facility envolve 100 milhões de euros do Fundo Europeu de Defesa e 75 milhões Fundo Europeu de Investimento.

Através do lançamento Defence Equity Facility, a Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Investimento -FEI (EIF, na sigla inglesa), vão intensificar o seu apoio à defesa e segurança da União Europeia (UE). Composta por 100 milhões de euros do Fundo Europeu de Defesa e 75 milhões de euros do Fundo Europeu de Investimento, a iniciativa vai aumentar significativamente a capacidade de investimento do EIF para, ao longo dos próximos quatro anos, apoiar, fundos de capital privado e de capital de risco com estratégias que abranjam tecnologias relevantes para o setor da defesa, noticia o site da Comissão Europeia.

Espera-se que esta iniciativa de 175 milhões de euros atraia investimentos privados adicionais nos fundos que apoia, mobilizando assim, no total, cerca de 500 milhões de euros em apoio às empresas europeias.

O Fundo Europeu de Investimento irá investir, como limited partner, em fundos privados (venture capital ou private equity funds), com investimentos estratégicos em companhias europeias que desenvolvam tecnologia de defesa inovadora com dual-use potential. O Defence Equity Facility, refira-se visa estimular o desenvolvimento de um ecossistema de fundos privados que investem na inovação na defesa. A iniciativa centrar-se-á em tecnologias com potencial de dupla utilização, abrangendo aplicações civis e de defesa, para apoiar ainda mais a segurança da UE, em consonância com os objetivos do InvestEU. Esta nova oportunidade de financiamento será acompanhada por atividades de capacitação para apoiar os gestores no desenvolvimento e gestão dos seus fundos.

“Este é um passo significativo para a promoção da inovação e da segurança na UE. Esta parceria reforçará ainda mais as capacidades de defesa europeias num mundo cada vez mais interligado que enfrenta novos desafios geopolíticos. O Mecanismo de Equidade na Defesa contribuirá para os objetivos da Iniciativa Estratégica Europeia de Segurança do BEI e desempenhará um papel fundamental na promoção de tecnologias de ponta que contribuem para a defesa e a segurança da UE, confirmando esta área estratégica como uma prioridade para o Grupo BEI”, afirmou Kris Peeters, vice-presidente do Banco Europeu de Investimento.

Recorde-se que o Fundo Europeu de Investimento (FEI) faz parte do Grupo do Banco Europeu de Investimento e que tem como missão principal apoiar as micro, pequenas e médias empresas (PME) da Europa, ajudando-as a aceder ao financiamento. Por sua vez, o Fundo Europeu de Defesa (FED), implementado pela Comissão Europeia, apoia projetos cooperativos de investigação e desenvolvimento no domínio da defesa.

Comentários

Artigos Relacionados