Profissionais de marketing não confiam nos dados de audiência, segundo pesquisa Nielsen
A análise da Nielsen para a América Latina revela que apesar de preferirem conteúdo digital patrocinado, os profissionais de marketing não confiam nos dados de audiência.
Os profissionais de marketing da América Latina consideram eficaz a publicidade nos media sociais, mas apenas 26% tem total confiança nos dados de audiências desses meios. Os dados são do Relatório Anual de Marketing de 2022, realizado pela Nielsen, e revelam ainda que em 2021, cerca de 55% do orçamento total de publicidade foi gasto em meios digitais patrocinados. Além disso, 85% dos profissionais de marketing daquela região afirmam que este canal de media é muito eficaz, uma percentagem significativamente maior que os 64% da média global. No entanto, não deixam de salientar a necessidade de dados mais precisos sobre as audiências alcançadas para, dessa forma, poderem planear as suas campanhas de forma mais adequada.
O relatório, que tinha como objetivo avaliar o comportamento dos consumidores depois das mudanças causadas pela Covid-19, mostra que apesar de, para 69% dos entrevistados, os dados primários serem essenciais para planear as estratégias de marketing e ajudar compreender os comportamentos do público-alvo nas plataformas, só 26% têm total confiança informações disponibilizadas.
Num cenário em que proliferaram novos canais e em que a fragmentação digital é um facto, 36% dos entrevistados afirmaram que o acesso a dados e a obtenção de insights são muito difíceis. A pesquisa da Nielsen constata ainda que, comparativamente ao resto do mundo, os profissionais de marketing da América Latina estão mais confiantes na sua capacidade de medir o ROI (78% versus 65% dos profissionais de marketing globais). Essa percentagem aumenta nos canais patrocinados, atingindo os 86% para a América Latina, contra 64% da média global. Por outro lado, cerca de 78% dos entrevistados sentem-se satisfeitos com as ferramentas à sua disposição para medir as atividades de marketing.
Refira-se que este relatório Nielsen para a América Latina foi realizado entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, envolveu cerca de dois mil profissionais de marketing, responsáveis pela gestão de orçamentos de marketing na ordem de 1 milhão dólares, dos setores farmacêutico, automóvel, serviços financeiros, tecnologia, retalho, saúde e turismo.








