Procuram-se empresas com soluções para extração de CO2 capturado do oceano

Uma start-up francesa procura parceiros europeus com processos e know-how para a extração de CO2 capturado do oceano. Objetivo: produzir plásticos isolantes.

A start-up francesa está à procura de parceiros europeus com processos e know-how na área das soluções técnicas para a extração de CO2 capturado do oceano (excluindo processos biológicos), com os quais possa vir a colaborar no âmbito de um acordo de cooperação em matéria investigação e desenvolvimento.

A start-up planeia produzir plásticos isolantes cuja fonte de carbono não seja proveniente de hidrocarbonetos, mas sim do CO2 capturado do oceano. Consequentemente, o processo deve incluir a filtração da água do mar que entra, a fim de proteger a fauna e a flora.

Ao invés de operações de mitigação que envolvem a captura do CO2 presente nos fumos industriais, a start-up pretende ir mais longe extraindo o CO2 presente em altas concentrações na biosfera, como o CO2 contido nos oceanos. Determinada a cumprir este objetivo, a empresa francesa está à procura de um parceiro para realizar uma experiência destinada a melhorar o desempenho da extração de CO2 num ambiente húmido. A solução técnica escolhida pode ser eletroquímica ou outra. A melhoria de todo o sistema incidirá igualmente sobre o custo global do processo, incluindo a filtração de admissão, bombagem e separação de gases.

Será ainda estudada a possibilidade de utilização de fontes de energia renováveis, a fim de melhorar o desempenho do processo. Nesse sentido, a start-up francesa procura um parceiro com as competências necessárias para demonstrar a viabilidade técnica da extração de CO2 da água do mar de forma economicamente viável.

O perfil dos parceiros procurados pode ir desde spin-off de universidades, doutorados em química, empresas com competências em eletroquímica ou outro recurso técnico em química orgânica. Espera-se do parceiro que este assegure a gestão de instalações laboratoriais e, posteriormente, instalações demonstradoras e criação de um processo ou de alguma réplica legal inspirada no processo existente. Em última análise, o parceiro em questão poderá ser responsável pela primeira fábrica.

Resumo:
Responsável: Start-up francesa
Área: Tecnologia
Produto: Soluções extração C02
Mercado: Europeu
Necessidade: Parcerias Investigação & Desenvolvimento
Contacto: Site de acesso
Referência: TRFR20231024009

Comentários

Artigos Relacionados