Cale Lab: plataforma de moda artesanal procura investidores para expandir presença online
Impulsionar o mercado de artesanato nacional no comércio digital. É este o objetivo da Cale Lab, plataforma lançada em plena pandemia, que procura agora investidores para expandir a sua presença online.
Com o intuito de ajudar as marcas artesanais e portuguesas a crescerem nos mercados nacional e internacional, Ana Brandão e Laura Crespo criaram a Cale Lab, uma plataforma que promove o consumo responsável. Elleonor, Slow Vanity, Alma e Limonrose são algumas das marcas de vestuário disponíveis.
A ideia surgiu em finais de 2021, durante o início da pandemia, quando muitas das marcas, principalmente as de pequena dimensão que vendem grande parte dos seus produtos em feiras e mercados, deixaram de existir. Então, Ana Brandão, formada em Gestão e com um mestrado em Moda, decidiu apresentar a ideia a Laura Crespo, especializada em Design de Comunicação. Juntas candidataram-se a uma bolsa de apoio a start-ups, conseguiram o financiamento e o resultado está agora online e à vista de todos.
Segundo Ana Brandão, “a Cale Lab permite que o consumidor final explore o produto artesanal de forma luxuosa e moderna, comparando preços, produtos e marcas, tudo dentro da mesma plataforma”.
Para já, nesta plataforma online vai encontrar mais de duas dezenas de marcas e criadores portugueses, que se focam na produção de roupa, carteiras, joias e outros acessórios, maioritariamente para mulher. Os interessados em aderir deparam-se com diferentes planos, incluindo os que lhes permitem vender os seus produtos sem pensar na sua logística e distribuição.
“A equipa Cale Lab fica encarregue de gerir o perfil de cada marca no marketplace, o stock, fornecer as embalagens de envio e, se for o caso, gerir os envios do cliente final. Isto porque as marcas parceiras podem aderir em várias modalidades à plataforma, o que é um fator diferenciado no mercado”, explica a cofundadora e CEO da start-up ao Link To Leaders.
O foco da marca está agora na sua divulgação e na procura de um investidor: a maior dificuldade que a marca está a encontrar “é sem dúvida a de aumentar a sua divulgação juntos de potenciais consumidores”, frisa Ana Brandão.
“Neste momento precisamos de aumentar a visibilidade online da nossa marca através de estratégias de marketing digital e da implementação de um plano de anúncios e de outras ações como por exemplo marketing de influência. Precisamos também de aumentar certos recursos humanos e materiais de forma a melhorar a estrutura de funcionamento do marketplace. Por isso mesmo, necessitamos de um investidor que acredite no projeto, e que, além do investimento financeiro, partilhe a sua experiência e conhecimento necessários ao desenvolvimento do comércio artesanal em ecommerce”, conta.
No futuro, a marca, que está agora de olhos postos no mercado nacional, quer também expandir para outros países europeus e “ser a plataforma de referência para o consumo de moda e lifestyle artesanal e portuguesa”.
Resumo:
Responsáveis: Ana Brandão
Área: Moda
Produto: Plataforma online
Mercado:Português
Necessidade: Investidores
Contacto: ana@calelab.com