Prémio tem 48 mil euros para apoiar jovens portugueses com projetos de solidariedade

Estão abertas as candidaturas para o Prémio Bright Future 2025, que disponibiliza um financiamento de cerca de 48 mil euros para apoiar jovens portugueses na realização de projetos de solidariedade.

A Ardonagh Community Trust (ACT), uma instituição beneficente independente que faz parte da plataforma global de distribuição de seguros acionista do Grupo MDS, convida os jovens portugueses a candidatarem-se ao Prémio Bright Future 2025, no valor de aproximadamente 48 mil euros, incentivando a criação de projetos disruptivos de solidariedade.

Criado em 2017, o Prémio Bright Future constitui uma oportunidade única para os jovens com ideias inspiradoras poderem criar mudanças positivas. A participação está aberta a candidatos dos 15 aos 21 anos que queiram transformar as suas ideias em projetos de impacto que beneficiem as suas comunidades e para além delas, explica a ACT em comunicado.

O Ardonagh Group e, através da sua rede global, o ACT têm apoiado os esforços de solidariedade social dos jovens para causar mudanças nas comunidades em todo o mundo.

Em 2024, a jovem portuguesa Íris Fonseca foi a vencedora na categoria Your Vision (‘A Tua Visão’) do Prémio Bright Future. “Encorajo a participar no Bright Future os jovens que, como eu, pensam em ajudar o mundo seja como for. Cresci no Brasil, mas há pouco mais de um ano, vim viver para Portugal. Depois dessa transição, vi o impacto devastador dos incêndios florestais na comunidade e no ambiente, tendo vivido isso eu própria na região onde vivo. O meu sonho é ser engenheira, e essa aspiração levou-me a iniciar o meu projeto na minha cidade, Leiria, instalando defesas anti-incêndio. Estou muito grata ao ACT pelo seu apoio ao tornar o meu projeto realidade e quero encorajar todos a participar”, refere Íris Fonseca.

Desde que recebeu o financiamento, a Íris tem trabalhado em estreita colaboração com a MDS, tendo acesso mentoria, orientação sobre o seu projeto, e apoio para o levar a um nível superior.

“Trabalhar de perto com a Íris neste projeto tem sido uma experiência incrível. Pudemos ajudar a fomentar o seu talento e levar esta ideia a um nível superior, a abrir portas, caminhando a seu lado e assegurando-nos de que se sente confiante para levar a termo este projeto que vai mudar a sua vida. A MDS orgulha-se de ser parte de um grupo como a Ardonagh, que tanto se empenha em atuar generosamente através do ACT. Trabalhando com esta instituição há mais de um ano, é maravilhoso ver tantos jovens a beneficiar do Prémio Bright Future e, melhor ainda, ver as suas comunidades sentirem o impacto positivo. Gostaria muito de ver e apoiar outro vencedor português e por isso encorajo todos a participar se tiverem uma ideia que faça a diferença”, reforça a representante da ACT e CEO Senior Advisor, Paula Rios.

O Prémio Bright Future proporciona financiamento em quatro categorias: A Tua Comunidade: Projetos que abordem questões sociais, educação, saúde, ou bem-estar nas comunidades locais; O Teu Planeta: Iniciativas focadas no ambiente que abordem as alterações climáticas, promovam um estilo de vida sustentável ou melhorem os espaços verdes; A Tua Visão: Ideias impulsionadas pela tecnologia e empreendedorismo, concebidas para encorajar mudanças positivas, e A Tua Paixão: Projetos que melhoram o acesso ao desporto, artes e outras paixões, promovendo a inclusão e a divulgação.

As candidaturas estão abertas até 20 de dezembro. Podem ser apresentadas por indivíduos ou grupos de qualquer país onde o Ardonagh Group tenha presença, incluindo o Reino Unido, Irlanda, Austrália, África do Sul, Brasil, e vários países europeus. Os vencedores das quatro categorias irão partilhar o fundo 48 mil euros do prémio.

Para se candidatarem, os participantes devem preencher o formulário disponível no site do ACT.

Comentários

Artigos Relacionados