Prémio PME Inovação COTEC-BPI com inscrições até 12 de setembro

Já está em marcha a 21.ª edição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI. Identificar e reconhecer as empresas que criam valor com originalidade e rigor, e que tornam Portugal mais competitivo, é o objetivo.

O Prémio PME Inovação COTEC-BPI está a celebrar agora a sua 21.ª edição e já abriu a fase de inscrições que termina no dia 12 de setembro. Esta iniciativa, que reúne a COTEC e o BPI em benefício da inovação, reconhece o mérito, primazia e o exemplo de liderança e de qualidade de gestão de Pequenas ou Médias Empresas (PME) de base nacional que se notabilizam pelo crescimento sustentado, rentabilidade e competitividade da expansão internacional.

As dimensões de avaliação dos candidatos incluem a robustez financeira, investimento em ativos de conhecimento e outros intangíveis e desempenho económico-financeiro, às quais se juntam a avaliação em profundidade da ambição estratégica de crescimento, impacto da inovação, a cultura de experimentação e aprendizagem, a gestão dos ativos de talento, processos e práticas de gestão e orientação para um modelo de negócio sustentável e competitivo.

O Prémio é atribuído por deliberação de um júri, cujos membros são nomeados pela direção da COTEC Portugal. Ana Teresa Lehmann, FEP – Universidade do Porto; António Grilo, ANI – Agência Nacional de Inovação; António Portela, Bial – Portela & Companhia; Carlos Oliveira, National Council for Science, Technology and Innovation (CNCTI); José Carlos Caldeira, INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência;João Bigotte, Universidade de Coimbra; Lua Queiroz Pereira, SEMAPA; Manuel Mira Godinho, ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa; e Manuela Tavares de Sousa, Chocolates Lacasa, presididos por Ana Rosas Oliveira, Banco BPI, são os jurados desta edição,

Desde 2025, as empresas distinguidas apresentam uma trajetória de crescimento robusto e sustentado ao longo da última década, com um crescimento médio de 10%, atuando em áreas de alto valor acrescentado no domínio das tecnologias de informação, engenharia, agro-alimentar, mobilidade, têxteis técnicos, robótica, automação e farmacêutica.

Nos últimos cinco anos, BERD, ebankIT, AddVolt, Mecalbi e Fravizel, empresas que operam em setores tão diversos como engenharia civil, o software bancário, a mobilidade eléctrica, a automação industrial ou a maquinaria para as pedreiras e a floresta, fizeram parte, entre muitas outras, da lista de vencedores do prémio.

Comentários

Artigos Relacionados