Cientistas da Google e de Harvard mapeiam cérebro

A Google e a Universidade de Harvad juntaram esforços para criar um mapa de alta resolução do cérebro humano.

Os investigadores da Google e do Lichtman Laboratory, da Universidade de Harvard, revelaram recentemente um mapa detalhado das conexões do cérebro humano, resultado da aplicação de uma tecnologia que abrange 1 milímetro cúbico do Sistema Nervoso Central, incluindo várias camadas e tipos de células do córtex cerebral, área responsável por funções como pensamento, planejamento e linguagem. O mapa virtual mede 700 vezes a capacidade de um computador moderno e está disponível online para avaliação.

O projeto designa-se “H01” e foi desenvolvido a partir de amostras reais dessa zona do cérebro, resultantes de cirurgias para tratamento de epilepsia, efetuadas no Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, Estados Unidos. O acervo conseguido foi representado em 3D e os dados foram classificados através de um algoritmo. O mapa mostra 130 milhões de sinapses renderizadas em três dimensões.

O objetivo deste projeto conjunto da Google e da Universidade de Harvard, entre o mundo empresarial e académico, é produzir um novo recurso para estudar o cérebro humano e desenvolver e melhorar as diversas tecnologias que já existem nesta área de atividade.

Comentários

Artigos Relacionados