Power Dot fornece carregamento elétrico à Uber
A parceria vai disponibilizar uma rede exclusiva de carregamento elétrico para os motoristas da Uber.
A Uber acaba de firmar uma parceria com a Power Dot, na sequência da qual a start-up portuguesa vai passar a disponibilizar uma rede de hubs de carregamento elétrico aos motoristas da Uber, um projeto que começará a funcionar já durante o mês de outubro. Trata-se de um acordo que vai permitir uma mobilidade mais sustentável e apoiar a comunidade de motoristas que viaja com carros 100% elétricos todos os dias em Portugal, como frisou Mariana Ascenção, diretora de comunicação da Uber no nosso país.
Estão em causa dois hubs no distrito do Porto, concretamente ma Maia e no Bonfim, e três hubs em Lisboa, na Portela, Doca de Santa Amaro e Tires. Cada um dos hubs terá capacidade para carregar, simultaneamente, entre quatro a oito carros. Paralelamente, os espaços estão concebidos de forma a também garantirem serviços de limpeza, wi-fi e café, por exemplo, enquanto os motoristas aguardam que o processo de carregamento termine. Através de tecnologia específica, os parceiros conseguem aceder a um painel de controlo para gerir a operação. Por sua vez, os motoristas têm acesso à aplicação para verificar a disponibilidade dos carregadores e consultar carregamentos anteriores.
Afonso Pinheiro, responsável pela Power Dot e pelas soluções para frotas, explicou que a parceria com a plataforma de transportes está alinhada com a missão da empresa: “criar soluções de carregamento para veículos elétricos de forma a reduzir a dependência dos combustíveis fósseis na mobilidade. Acreditamos que um futuro mais verde passa por uma mobilidade mais partilhada e elétrica e, por isso, desenvolvemos esta solução de carregamento económica e conveniente para todos os parceiros e motoristas Uber”
Desde que chegou ao mercado português, há cinco anos, já foram realizados mais de 2 milhões de downloads na aplicação da Uber, segundo informação disponibilizada pela empresa. A empresa estima que os veículos elétricos disponíveis na aplicação já poupam 40 toneladas de emissões CO2 semanalmente, e 2080 toneladas anualmente.