Com o financiamento a start-up quer fazer o desenvolvimento e proteção intelectual de novos produtos, o estabelecimento de estruturas de produção industrial e apostar no marketing e vendas.

Especializada no desenvolvimento de produtos térmicos autónomos capazes de gerar calor ou frio para a área de Food & Beverages (F&B), a start-up portuguesa UZME está interessada na captação de investimento para aplicar no desenvolvimento e proteção intelectual de novos produtos, no estabelecimento de estruturas de produção industrial e no marketing e vendas.

“Na UZME, acreditamos que o futuro da energia é a portabilidade, pelo que nos dedicamos ao desenvolvimento de produtos capazes de produzir calor ou frio, sem necessitarem de estar ligados a tomadas elétricas”, explicou João Campos, fundador do projeto. E, acrescenta, “vemos que o mesmo já aconteceu noutras áreas: os telefones fixos foram substituídos pelos smartphones, os gramofones pelos headphones…, porque não portabilizar a energia?”

Em 2021, a empresa já teve um investimento pre-seed para I&D do fundo de capital de risco Portugal Ventures, o que lhe permitiu desenvolver pequenas recargas descartáveis que, quando misturadas com água, começam a produzir vapor em alguns segundos.

Ao aplicar esta tecnologia ao setor de Food & Beverages, a start-up portuguesa oferece a possibilidade dos utilizadores desfrutarem de refeições quentes em qualquer lugar, sem necessidade de recorrer a eletricidade ou a gás. As recargas contêm uma combinação de minerais capazes de libertar o calor necessário para manter quente ou aquecer uma refeição, quando ativados pela água. “Assim, damos a toda a gente a liberdade de ir almoçar para o jardim ou à beira-mar”,  explicao fundador.

Ainda em 2022, a UZME vai começar a comercializar esta tecnologia sob a forma de dois produtos que permitem aquecer refeições em diferentes contextos, um para o mercado HORECA (serviços de catering) e outro para o campismo, caravanismo e camionismo, já com a perspetiva de exportar para França e Alemanha.

O próximo passo será o desenvolvimento de uma solução baseada na mesma tecnologia, mas específica para o mercado de entrega e takeaway, setor onde existem players como a Uber Eats ou a Glovo.

A start-up tem ainda uma nova tecnologia em desenvolvimento, que permite tanto aquecer ou arrefecer, também de forma portátil, com um único dispositivo reutilizável. Esta nova vertente será a base da expansão da gama de produtos para além das aplicações em Food & Beverages.

Refira-se que start-up venceu o programa de aceleração para empreendedorismo de base tecnológica TAKE OFF, financiado pelo Portugal 2020. Atualmente, opera com bases em Torres Vedras e Amadora, no distrito de Lisboa.

Resumo:
Responsável: João Campos
Área: Tecnologia
Produto: Sistema de energia para aquecimento/arrefecimento de comida
Mercado: Nacional e Internacional
Necessidade: Investidores
Contacto: hello@myuzme.com
Site: https://myuzme.com/

Comentários