Portugal Ventures investe 800 mil euros nos Açores
As start-ups açorianas Azores Touch, Cereal Games e Yara Pets acabam de ser investidas pela Portugal Ventures.
A Portugal Ventures anunciou hoje um investimento de 800 mil euros em três start-ups instaladas nos Açores. São elas a Cereal Games e a Yara Pets, ambas investidas através do Fundo Azores Ventures, e a Azores Touch investida pelo Fundo Turismo Crescimento da Portugal Ventures.
Rui Ferreira, executive vice-presidente da Portugal Ventures, explicou em comunicado que “estes novos investimentos resultaram do compromisso assumido pela Portugal Ventures junto do Governo Regional dos Açores, de estreitar relações com o ecossistema do empreendedorismo daquele arquipélago, no sentido de identificar projetos e concretizar investimentos na criação de empresas (…) que desenvolvam atividades inovadores e que permitam a fixação de recursos humanos qualificados e que sejam considerados estratégicos para o desenvolvimento da economia regional dos Açores”.
Também Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional, congratulou-se com “a política de investimentos sucessivos em start-ups com sede nos Açores, através de entidades especializadas em capital de risco, demonstra que o ecossistema empreendedor dos Açores e os nossos empreendedores têm vindo a crescer e a aproveitar os novos instrumentos financeiros disponíveis”.
Criado pela Portugal Ventures, em parceria com o Governo Regional dos Açores e a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), o Fundo Azores Ventures tem como objetivo colmatar a falha de mercado para a região dos Açores na dinamização de projetos de inovação e empreendedorismo, e, simultaneamente, aumentar a criação de emprego e competitividade empresarial no arquipélago. Este Fundo já tinha investido em duas start-ups a que se juntam agora a Cereal Games e Yara Pets.
As três start-ups:
A Azores Touch foi criada em 2016 por Sérgio Cota, e tem como missão facilitar o acesso a todos os serviços e atividades disponíveis de forma a tornar a experiência ao turista inesquecível permitindo um contacto próximo com a natureza, cultura, história e habitantes.
A Cereal Games nasceu em 2014 por Lázaro Raposo. Dedica-se ao desenvolvimento de jogos sérios e educativos e recorre a tecnologias como Realidade Aumentada, dispositivos móveis e IoTpara dar resposta a solicitações de autarquias, escolas, museus e centros de observação científica da Região.
A Yara Pets, liderada por Dúnio Couto, desenvolve e comercializa produtos inovadores e patenteáveis para comercialização na área dos animais domésticos, sendo o seu enfoque atual uma caixa de areia para gatos já patenteada (Europa e EUA).








