Portugal sobe 10 lugares no Open Data Maturity Report 2022
O Open Data Maturity Report 2022 coloca Portugal na 20.ª posição, uma subida de 10 lugares face ao ano anterior.
Realizado anualmente, o Open Data Maturity Report analisa o nível de maturidade de dados abertos nos 27 estados-membros da União Europeia, bem como noutros países europeus, retratando os esforços nacionais para dinamizar e promover o ecossistema e a comunidade de dados abertos nacional.
Divulgado recentemente, o Open Data Maturity Report 2022 coloca Portugal na 20.ª posição, imediatamente a seguir à Polónia e antes da República Sérvia, o que representa uma subida de 10 posições face relatório de 2020.
Este relatório tem por base uma série de indicadores selecionados para medir a maturidade dos dados abertos em toda a Europa, indicadores esses que abrangem o nível de desenvolvimento das políticas nacionais de promoção de dados abertos, a avaliação das funcionalidades disponibilizadas nos portais de dados nacionais, bem como o impacto esperado dos dados abertos.
A melhoria do grau de maturidade do país neste domínio refletiu-se também na alteração da designação de Portugal de “Iniciante” para a categoria de “Seguidores”. Refira-se que o relatório carateriza como Seguidores os países que apresentam uma política de dados abertos estruturada e que promovem atividades no âmbito da dinamização desta temática.
Globalmente, o Open Data Maturity Report 2022 sistematiza o relatório feito pela União Europeia relativamente à maturidade dos países europeus nas dimensões de Política, Impacto, Portal e Qualidade, e fornece uma visão geral das boas práticas aplicadas na Europa.
Acerca da performance portuguesa neste setor, Mário Campolargo Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, referiu, na página oficial do Governo, que a “subida de dez posições é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver, através da Agência para a Modernização Administrativa, no Portal de Dados Abertos da Administração Pública. No ano em que Portugal assume a liderança do Grupo da Digital Nations, este é mais um indicador de que somos um país avançado em Governo Digital, bem como estamos alinhados com as políticas públicas europeias para a digitalização e transparência”, concluiu.
No caso português, recorde-se que o portal de dados abertos da Administração Pública nasceu em 2011, e que agrega e referencia dados abertos de diferentes domínios e sistemas da Administração Pública, constituindo-se como o catálogo central de dados abertos em Portugal com informações das várias instituições da Administração Pública.