Portugal Fashion aproxima designers e investidores de Portugal e África

A necessidade de criar novas oportunidades para os designers portugueses e africanos foi uma das conclusões do Portugal – Africa Investment Roundtable, realizado no Portugal Fashion.

O estado dos negócios, investimentos, exportações e parcerias entre Portugal e África no setor têxtil e de vestuário, estiveram em debate na iniciativa Portugal- Africa Investment Roundtable que decorreu esta semana inserida no Portugal Fashion.

Esta iniciativa insere-se na edição inaugural do projeto CANEX (acrónimo de Creative Africa Nexus) Presents Africa at Portugal Fashion, que decorre até amanhã, 16 de outubro, no Porto. No âmbito do projeto CANEX, oito designers e marcas de moda africanos realizam desfiles individuais no 49.º Portugal Fashion e beneficiam de um programa intensivo de mentoria, realizado em colaboração com a indústria têxtil portuguesa e diversos especialistas nacionais e internacionais do setor.

O programa CANEX, refira-se, resulta de uma parceria entre a ANJE, através do Portugal Fashion, e o Afreximbank, com o objetivo de promover a indústria têxtil e de vestuário africana no nosso país. Ou seja, procura capacitar os setores criativo e cultural de África, através de investimentos públicos e privados, iniciativas de promoção da internacionalização, programas de formação e mentoria, parcerias técnicas e tecnológicas, ações de modernização digital, entre outras atividades de qualificação de negócios e capital humano.

Para implementar estas iniciativas, o CANEX dispõe de um fundo de apoio às indústrias criativas no valor de 500 milhões de dólares (cerca de 460 milhões de euros).

Alexandre Meireles, presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), foi um dos participantes no evento e sublinhou a “necessidade de se estabelecerem novas pontes entre Portugal e África e de se explorarem as oportunidades que existem para designers africanos em Portugal e portugueses em África, potenciando a criatividade e o know-how existente nas duas geografias e facilitando o match entre criativos/marcas e investidores.”

Também Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado para a Internacionalização, partilhou esta necessidade ao salientar que “empreendedores e empresas podem encontrar aqui boas oportunidades. É preciso encontrar os melhores parceiros, com expertise e know-how e que estejam dispostos a partilhar riscos e resultados”. Acrescentou que Portugal tem de “exportar mais e de investir mais no estrangeiro, diversificando os mercados de destino. Em África, olhamos sobretudo para o mercado lusófono, mas existem oportunidades em países como o Senegal, Nigéria, Marrocos e Argélia, para os quais o Afreximbank pode ser um parceiro estratégico no processo de internacionalização das empresas portuguesas”.

Comentários

Artigos Relacionados