Porto acolhe programa internacional que forma líderes do ecossistema empreendedor

Depois do Brasil e da Coreia do Sul, Portugal vai receber, pela primeira vez, a Techstars Community Leader Academy, um programa que oferece formação e conecta os líderes mundiais do ecossistema empreendedor. A estreia está marcada para 3 e 4 de maio, no Porto.
É já nos próximos dias 3 e 4 de maio que Portugal recebe, pela primeira vez, a Techstars Community Leader Academy, um programa que irá formar 40 líderes de comunidades – previamente selecionados – na metodologia Techstars para a criação de comunidades de start-ups. Esta iniciativa gratuita estará inserida naquele que pretende tornar-se num dos principais eventos de encontro de startups na Europa: o SIM Conference, organizado pela Startup Portugal e a ter lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
A 351 Associação Portuguesa de Startups é responsável por trazer para o nosso país este programa internacional, apoiado pela Techstars (o investidor pre-seed mais ativo do mundo, tendo já investido em mais de 4 mil startups), juntamente com os parceiros nacionais Câmara Municipal do Porto, Turismo de Portugal e Startup Portugal.
O programa de dois dias tem como objetivos conectar e capacitar os participantes para construírem comunidades de startups a nível local, criar um plano nacional para desenvolver a comunidade de startups e impulsionar uma rede de criadores de comunidades que irá implementar estas iniciativas em todas as principais regiões do país, explica a organização em comunicado.
Os participantes na Techstars Community Leader Academy terão acesso a conhecimento e estratégias, assim como networking, workshops, seminários e sessões de mentoria, para estimularem as suas comunidades locais de startups com o desenvolvimento de iniciativas como Techstars Startup Week / Weekend, Startup Grind, CreativeMornings e Tech Workshops.
“Com a Techstars Community Leader Academy, pretendemos ligar todas as comunidades regionais, co-criando soluções para os seus desafios locais e desenhando um plano de execução à escala local e nacional”, revela Fernando Jardim, líder da 351 Associação Portuguesa de Startups.
“Vemos como uma forma de vitalidade do nosso ecossistema o facto de sermos a primeira cidade em Portugal, e a terceira a nível mundial, a receber este programa, reunindo líderes de todo o ecossistema nacional com o objetivo de definir uma estratégia para o seu desenvolvimento e reforço”, realça Ricardo Valente, Vereador para a Economia, Emprego e Empreendedorismo da Câmara Municipal do Porto.
As candidaturas já estão abertas e são gratuitas, mas os lugares são limitados aos principais líderes de cada comunidade local de start-ups em Portugal. A 351 Associação Portuguesa de Startups está à procura de líderes de comunidades com um papel impactante, nomeadamente ligados a universidades, administração local, incubadoras e aceleradoras, iniciativas locais de apoio a fundadores ou talento tecnológico, entre outras entidades.