O prazer de cozinhar voltou à ribalta e as start-ups europeias não deixaram escapar a cada vez maior apetência das pessoas para as atividades culinárias. São inúmeros os projetos inovadores que começam a surgir nesta área.

A tecnologia tem facilitado tantas áreas da vida quotidiana que não há motivo para que não seja aplicada também à arte de cozinhar e aos prazeres da gastronomia. Desde conhecer receitas até à configuração do liquidificador através do smartphone, a tecnologia está facilitar a navegação pelo mundo da cozinha. Apresentamos cinco start-ups europeias que estão a levar o prazer de cozinhar a um novo patamar.

Youmiam Também chamado de “Soundcloud for Recipes”, Youmiam é simultaneamente uma aplicação para dispositivos móveis e comunidade social culinária para “foodies”. De origem francesa, a start-up permite que os utilizadores publiquem, partilhem e descubram mais de 20 mil receitas, e também oferece recomendações personalizadas de acordo com as preferências culinárias.
A aplicação ajuda a preparar a receita através de apresentação de slides passo a passo, de forma a que a receita possa ser seguida através do telemóvel ou tablet. Os utilizadores também podem seguir os seus cozinheiros favoritos.

KptnCook Esta start-up alemã é uma mistura de lista de compras inteligente, livro de receitas e inspiração diária. Esta aplicação móvel junta receitas assentes em mercearias finas e com fotografias da preparação das receitas passo a passo. Também ajuda o utilizador a escolher a receita e a comprar os ingredientes certos, apresentando diariamente três novas receitas conjugadas com a lista de compras, incluindo os produtos e os preços dos mesmos em diferentes supermercados. Através da localização do utilizador, a aplicação sugere a loja mais próxima, onde poderá obter todos os ingredientes e começar a cozinhar.

Millo Appliances Com sede em Vilnius, Lituânia, a Millo Appliances apresenta um liquidificador inteligente de alimentos e bebidas, ultra-silencioso e fácil de limpar. A empresa pretende reinventar a forma como se encara a nutrição através do desenvolvimento de um motor magnético, criado e patenteado pela equipa da Millo.
O projeto começou como uma campanha Kickstarter em 2017 e agora é uma start-up de sucesso com um financiamento total de 1,5 milhões de euros. Este pequeno eletrodoméstico inteligente tem também uma aplicação móvel, com muitas receitas de smoothies e opção de rastreamento para os smoothies produzidos. Os liquidificadores estão disponíveis sob encomenda.

Kitchen stories A start-up berlinense, criada por Mengting Gao e Verena Hubertz, desenvolveu uma aplicação que irá incrementar as habilidades culinárias de qualquer utilizador. A aplicação disponibiliza um enorme catálogo de receitas através de vídeos de alta qualidade e fotografias com instruções em 12 idiomas. Os recursos adicionais incluem um livro de receitas pessoal, lista de compras, temporizador e conversor de medição.

Plant Jammer –  A dinamarquesa Plant Jammer, instalada em Copenhaga, desenvolveu um assistente de cozinha baseado em inteligência artificial (IA). Esta solução recorre à informação dos ingredientes que o utilizador tem no frigorífico e armários da cozinha e o sistema de IA desenvolve ou encontra receitas para esses ingredientes. Assim que o utilizador decide o que quer cozinhar, a aplicação mostra passo a passo a confeção da refeição. A start-up, lançada em 2018 e apoiada pelo Grupo Miele, também promove um trabalho de redução do desperdício de alimentos.

Comentários