Politécnico de Viana lança crowdfunding focado na responsabilidade social

Ajudar a financiar projetos de responsabilidade social, desenvolvidos quer por docentes quer por estudantes para instituições de solidariedade social, é o objetivo da campanha de crowdfunding do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), até dia 6 de janeiro.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou uma iniciativa inovadora para uma instituição de ensino superior: uma campanha de crowdfunding que tem como propósito financiar um conjunto de projetos de responsabilidade social desenvolvidos pelos seus professores e alunos para algumas instituições de solidariedade social.

A iniciativa, que está a decorrer na plataforma PPL até dia 6 de janeiro, enquadra-se no âmbito do projeto Escola Inclusiva IPVC que reúne a vertente académica com o apoio às comunidades. De acordo com a informação divulgada na PPL, o financiamento conseguido com o crowdfunding tem como destino quatro projetos em particular: o projeto “O meu Quarto e a minha Sala”, dirigido para a recuperação de espaços na Casa dos Rapazes de Viana do Castelo; o projeto Reorganização e remodelação de espaço envolvente da Fundação AMA Autismo, uma IPSS que se dedica à criação de soluções que respondam às necessidades da população com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) e respetivas famílias; o projeto “Hospital dos Brinquedos”, que visa reutilizar e reparar brinquedos eletrónicos, dando-lhes uma nova vida e oferendo-os a crianças e jovens de IPSSM; e ainda o projeto “Horta Pedagógica” que consiste no desenvolvimento de hortas pedagógicas que promovam princípios e práticas de sustentabilidade, encorajando a agricultura biológica e jardinagem e ainda comprometê-la na construção de um campus mais sustentável.

A par destes projetos, o IPVC realiza também o Seminário Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal – Partilha de práticas e implementação do Sistema de Gestão, onde diversas entidades públicas e privadas irão apresentar os seus Sistemas de Gestão da Conciliação. A inscrição no seminário reverterá na totalidade para o financiamento dos projetos de responsabilidade social, referidos no âmbito da Escola Inclusiva IPVC.

Refira-se que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), sendo uma instituição de ensino superior público, assume também como compromisso o desenvolvimento sustentável da região aproximando o mundo académico da sociedade.

Comentários

Artigos Relacionados