Com dois anos de atividade no Brasil, a Vertra/Consorcial está a apostar em Portugal e Espanha. Procura dois milhões de euros por 30% das ações da empresa.

Criada no Brasil há de dois anos, a plataforma de negociação de imóveis Consorcial,  “uma start-up para transformar a forma como o brasileiro compra sua casa própria”, como afirma no seu site, está a expandir para o mercado europeu e a apostar na península ibérica.

O projeto Vertra/Consorcial chegou a Portugal em julho deste ano e posiciona-se como um sistema híbrido de financiamento imobiliário (“SHFI”), que consiste na securitização de recebíveis gerados em contratos de compra e venda imobiliária, garantidos pelo fundo de crédito de um grupo de consórcio, o que reduz o custo efetivo total da operação.

O objetivo, explica Miguel Vilas Boas, responsável Vertra/Consorcial em Portugal, é viabilizar o financiamento imobiliário peer-to-peer, isto é, entre grupos de investidores e grupos de compradores organizados em grupos de consórcio. Dentro do sistema conseguem organizar/estruturar desde a demonstração da vontade de comprar até à escritura final.

Modelo de negócio
O negócio da Consorcial Ibérica é viabilizar o financiamento imobiliário de imóveis residenciais e comerciais (ainda que na primeira fase da vida da empresa, pretenda concentrar-se em imóveis residenciais).

Atuará na origem, estruturação e cessão de títulos de investimento na concessão de financiamentos imobiliários peer-to-peer (hipotecas), para distribuição no mercado financeiro, por instituições credenciadas.  Desta forma, a  Vertra Consorcial Ibérica posiciona-se como uma fintech com atuação no mercado imobiliário. Ou seja, não é uma instituição financeira, não é uma imobiliária e não concede financiamentos diretamente, ou com recursos próprios. A Vertra Consorcial Ibérica é uma start-up, uma empresa de tecnologia da informação, que atua junto do mercado imobiliário, viabilizando negócios.

A Vertra Consorcial Ibérica começa por atuar no início do processo de escolha do imóvel e a partir do momento em que o imóvel for escolhido pelo comprador e as partes (vendedores e compradores, apoiados por mediadores) parte para propostas e negociações. O relacionamento com compradores, vendedores e corretores é digital.

Mudar a forma pela qual os europeus procuram, compram ou alugam imóveis é a missão da Vertra Consorcial Ibérica. O modelo de negócios considera a parceria com agências e agentes imobiliários como forma de expansão de negócios e de receitas para estes, decorrente da experiência satisfatória do usuário (“user experience” ou “UX”) com as plataformas digitais da start-up.

A Consorcial Ibérica pretende atuar na viabilização de financiamentos residenciais (imóveis novos ou usados) apenas na Península Ibérica e Ilhas. Tem como meta de viabilizar o financiamento de 10 mil imóveis em Portugal, Espanha e Ilhas, em cerca de 40 tranches, em até 48 meses a partir da realização da 1ª tranche de securitização de hipotecas.

Tecnologia própria
A tecnologia utilizada pela Vertra Consorcial Ibérica é tecnologia proprietária, desenvolvida pela Consorcial Brasil, com cessão integral de direito de uso exclusivo. Após a captação total de recursos junto dos investidores, serão contratados developers para atuar na customização e otimização das tecnologias existentes nesta data para os mercados de Portugal, Espanha e Ilhas.

A tecnologia utiliza linguagens de programação compatíveis com os requisitos de desempenho online, em cloud, utilização de bancos de dados relacionais e tratamento de informações em grandes quantidades (data lake e big data), com especial preocupação e tratamento de dados conforme preceitos da LGPD e segurança da informação. Além de websites e aplicativos, a Vertra Consorcial Ibérica contará com dashboards administrativos e estrutura de servidores em cloud.

Nesta fase, e quer seja através de investimento direto ou do desenvolvimento de parceria, a empresa procura dois milhões de euros, por 30% das suas acões e para a implementação da plataforma no mercado português e espanhol.

Resumo:
Responsável: Miguel Vilas Boas
Área: Imobiliário
Produto: Plataforma
Mercado: Portugal e Espanha
Necessidade: Investimento
Contacto: https://iberico.vertraimoveis.com

Comentários