Akivenda é uma plataforma digital de classificados que está a dar os primeiros passos e que quer captar investimento para desenvolver a oferta, consolidar-se e, talvez, avançar para a  internacionalização.

Recém chegada ao mercado, a Akivenda é uma plataforma digital de anúncios classificados que começou a ser pensada quando os seus dois sócios perceberam “a ausência de portal dedicado aos serviços ligados aos setores das casas e das famílias, onde quem procura encontra e entra diretamente em contacto com o anunciante sem ter que, nomeadamente nos serviços, esperar por intermediários a oferecer orçamentos ou contactos”, explicam.

Isabel Bento e Joaquim Barão, sócios com partes iguais, asseguram que o projeto permite uma maior transparência e rapidez de escolha.  Com experiência profissional em marketing e vendas, e em design e webdesign, respetivamente, os dois mentores do Akivenda criarem a plataforma “inhouse”, sem apoio de terceiros.  O projeto começou a ser pensado no final do ano passado e a ganhar forma no início deste ano, altura em que os dois profissionais puseram mãos à obra e avançaram para a concretização da ideia.

O projeto tem a particularidade de agregar dois sites num só. Ou seja, um direcionado para tudo o que tenha a ver com o setor dos imóveis, concretamente compra e venda de espaços residenciais ou comerciais, e outro de serviços para casa e famílias onde estão alojados os classificados relativos a canalizadores, construção, seguros, limpezas ou pintores, entre muitas outras áreas de atividade.

A plataforma permite a colocação de anúncios, gratuitos, de forma intuitiva e que ficam imediatamente visíveis e classificados pelas respetivas categorias. “Desta forma, referem os seus criadores, os utilizadores encontram numa fração de segundos o que procuram”. Por outro lado, explicam, o anunciante não tem custos ao divulgar o seu imóvel ou serviço e consegue aumentar a visibilidade do anúncio ao escolher que o mesmo apareça destacado ou no topo de acordo com a opção de destaques, estes sim pagos, que subscrever.

Olhos postos na internacionalização
Agora que o projeto arrancou, os seus fundadores procuram investimento para proceder à sua divulgação e aumentar a visibilidade no mercado nacional e a experiência de utilização e, consequentemente, acelerar a sua penetração no mercado.

O objetivo dos criadores do Akivenda é conseguir, depois da consolidação nacional, levar a plataforma para outros mercados europeus como Espanha, França, Bélgica e Itália. Nesta fase, deparam-se, ainda, com algumas dificuldades inerentes ao arranque de qualquer projeto, no caso chegar aos anunciantes e aos utilizadores. Os próximos passos, agora que a plataforma está operacional e pode ser usada por todos, anunciantes e utilizadores, são a captação de investimento, a definição da estratégia de divulgação e cimentar a posição no mercado nacional.

Resumo
Responsável: Isabel Gomes e Joaquim Barão
Área: Plataforma de classificados
Mercado: Nacional e internacional
Necessidade: Investidor/parceiro
Contactos: anunciar@akivenda.pt

Comentários