Plataforma alemã de IA aumenta eficiência no tratamento de águas residuais
A PME desenvolveu uma plataforma de inteligência artificial para os operadores de tratamento de águas residuais e procura municípios parceiros para aplicar a solução.
Há uma tecnológica alemã que criou uma plataforma de inteligência artificial (IA) direcionada especificamente para operadores de tratamento de águas residuais. Trata-se de uma solução que permite uma regulação proativa baseada em previsões em tempo real. A tecnologia ajuda a reduzir o consumo de energia e de recursos, melhora a estabilidade do sistema e apoia uma gestão ambiental mais inteligente.
A empresa procura municípios, cidades ou outras entidades que operem estações de tratamento de águas residuais impactadas por afluência induzida pela chuva para aplicações piloto ou implantação operacional. Assim como também parceiros de distribuição e implementação em toda a Europa para ajudar a expandir o alcance desta solução escalável e de baixa barreira, através de acordos comerciais com assistência técnica.
A solução já está no mercado e em utilização na Alemanha, com impacto comprovado e feedback positivo das autoridades locais. O sistema funciona independentemente de sensores ou infraestrutura específicos e é aplicável a praticamente todas as estações de tratamento de águas residuais na Europa, especialmente aquelas impactadas pela variabilidade de afluência induzida pela chuva. Permite o controle operacional proativo. a forma mais eficiente e económica de otimização de estações de tratamento.
A plataforma inclui três componentes integrados – previsão de Influxo baseada em IA, previsão de poluição, e integração e insights de dados-, é totalmente modular e extensível com ferramentas preditivas de IA personalizadas ou recursos específicos de parceiros.
Resumo
Responsável: PME Alemã
Área: Recursos Hídricos
Produto: Plataforma IA
Mercado: Internacional
Necessidade: Parcerias
Contacto: Site de acesso
Referência: DE-2025-116_TODE20250410015








