8 razões que tornam as pessoas obsessivas mais bem-sucedidas

Empresários, atletas, empreendedores, músicos… muitos tornaram-se bem-sucedidos porque são pessoas obsessivas.

Sempre que a palavra “obsessão” surge no nosso caminho, a tendência imediata é para associá-la a algo negativo, menos bom. Mas não tem de ser assim, porque essa avaliação negativa só acontece quando se está obcecado com algo pouco saudável. Quando, pelo contrário, a obsessão acontece com algo positivo, com é o caso do sucesso, o conceito ganha outra dimensão. As pessoas bem-sucedidas não são apenas obsessivas acerca do que as fez chegar ao sucesso, mas também sobre o que as fará continuar a mantê-lo.
Mas, afinal, porque razão as pessoas obsessivas são mais propensas a ter sucesso? Confira oito razões para que isso aconteça.

  1. A obsessão dá coragem

Quando está obcecado com alguma coisa, algo interessante acontece: torna-se corajoso. Quando está obcecado, tem coragem de começar, de se levantar depois de cair e tem a coragem de encarar o medo de frente. Foi preciso coragem para Michael Jordan continuar a jogar basquetebol depois de ter sido recusado pela sua equipa do secundário. O escritor Ambrose Redmoon explica que “a coragem não é a ausência do medo, mas o julgamento de que algo mais é mais importante do que o medo”.

  1. A obsessão faz de si um mestre do tempo e do planeamento

Como dono de uma empresa ou empreendedor em busca de um projeto de sucesso, provavelmente tem de o acompanhar de perto, definir prioridades diárias e atingir metas. Mas é importante que garanta que só gasta o seu tempo em atividades produtivas. Ou seja, se não houver um propósito firme por trás de uma reunião, não a inclua sequer no seu calendário. Além disso, se tiver um tempo de inatividade, bloqueie-o na agenda para coisas como ler ou exercitar-se.

  1. Estimula o pensamento e a inovação

Quando está obcecado, essa é a única coisa na sua cabeça. Isso pode afastar algumas pessoas, mas não as pessoas bem-sucedidas. Por causa de sua obsessão, estão constantemente a pensar em novas oportunidades e formas inovadoras de melhorar um produto ou serviço. Na verdade, é por isso que pessoas bem-sucedidas são conhecidas por reservarem tempo para a reflexão e por usarem técnicas de feedback. Pessoas como Elon Musk dizem que os ciclos de feedback permitem-lhes permanecer constantemente conscientes do que poderiam fazer melhor e questionarem a sua maneira de pensar.

  1. A obsessão alimenta-se do seu foco e energia

Digamos que acorda numa manhã de sábado com desejo por um pãozinho e café. É a única coisa com que está preocupado no momento. Como resultado, pega nas chaves e carteira e vai para a sua pastelaria local para satisfazer o seu desejo. Pessoas bem-sucedidas têm esse sentimento diariamente. Quando querem algo, dedicam todo o seu foco e energia para torná-lo uma realidade. Até atingirem o seu objetivo, não estão focados em mais nada.

  1. As pessoas obsessivas gostam de dizer “não”.

Não é só para as crianças que o “não” é a palavra favorita. Acontece que também é uma das preferidas entre os bem-sucedidos. Warren Buffett comentou publicamente algumas vezes que as pessoas muito bem-sucedidas tinham uma vantagem sobre o mero sucesso: disseram “não” a quase tudo. Mas porque ficam as pessoas de sucesso obcecadas com uma palavra tão negativa? Se dizem sempre “sim”, não só se distraem, como isso os impedem de realizar os seus sonhos e ambições.

  1. Pessoas obsessivas tomam decisões conscientes

Em vez de apontar o dedo, as pessoas de sucesso assumem responsabilidade pessoal. Por exemplo, se o negócio falhar, não culpam o governo nem os clientes. Foi escolha sua começar o negócio e não se adaptar ao mercado em mudança. Além disso, consideram o seu fracasso como uma experiência de aprendizagem, garantindo que o seu próximo empreendimento seja bem-sucedido.

  1. Procuram mentores

Enterrar o nariz num livro só pode levá-lo até determinado ponto. Os empreendedores precisam de um Yoda na sua vida para ajudar a colocar o conhecimento e as valências adquiridas em livros no trabalho. Malcolm Gladwell popularizou a ideia de que são necessárias 10 mil horas para dominar uma habilidade. Por que não aproveitar a aprendizagem de outras pessoas para acelerar o seu próprio sucesso? Pessoas de sucesso procuram ativamente mentores. Pode ser o autor de um livro, um professor universitário ou um empresário local. Eles querem que alguém lhes mostre as cordas para que possam ser a melhor versão de si mesmos possível.

  1. A obsessão supera o talento

É frequente ouvir dizer que “o talento não existe. Que somos iguais como seres humanos. E que poderíamos ser qualquer coisa se lhe dedicássemos tempo”. Verdade ou não, a obsessão, que pode parecer algo sinistro nos filmes de Hollywood, é um combustível empreendedor quando é direcionado para as coisas certas. Aqueles que são obcecados pelos seus negócios provavelmente levaram os seus empreendimentos bem mais longe, do que os não-obcecados, que mais facilmente desistem dos projetos.

Comentários

Artigos Relacionados