Pentágono investe em start-ups de drones em plena pandemia

O Departamento de Defesa dos EUA (DoD) investiu 13,4 milhões de dólares em cinco start-ups de drones para reforçar as finanças destas empresas em plena crise Covid-19 e impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias.

O Pentágono tem estado a apoiar empresas de defesa que foram prejudicadas pela crise económica causada pela pandemia do novo coronavírus. Só em junho, o Departamento de Defesa americano concedeu 80 milhões de dólares à Spirit AeroSystems e 20 milhões à GE Aviation no sentido de colmatar as receitas que as empresas perderam devido ao declínio na aviação comercial.

O investimento realizado foi autorizado pelo Título III da Lei de Produção de Defesa, que dá ao presidente dos EUA o poder de apoiar empresas consideradas críticas para a capacidade de combate do país, informou o Pentágono em comunicado.

O financiamento mais recente de pequenas empresas de veículos aéreos não-tripulados (UAV na sigla em inglês) está a impulsionar start-ups que dependem de investimento de capital de risco para pagar uma quantia significativa das suas receitas operacionais.

O Pentágono explica que “estes investimentos de Título III [da Lei de Produção de Defesa] vão aumentar ainda mais a consciencialização em relação à capacidade de combate dos EUA, melhorar a junção homem-máquina, e fornecer suporte de engenharia para ajudar na integração dos recursos [das pequenas UAV] nos programas do DoD”. Os fundos do Título III nas cinco start-ups “salvaram 14 postos de trabalho, criaram 20 novos empregos e vão apoiar o avanço contínuo de recursos, fornecendo às empresas caminhos adicionais para a receita recorrente”.

As cinco start-ups que conquistaram contratos com o Departamento de Defesa dos EUA são a AirMap, a Graffiti Enterprises, a ModalAI, a Obsidian Sensors e a Skydio. A maioria produz tecnologia de drones comercial e de hobby, setor que o Pentágono considera ter demasiado domínio da chinesa DJI.

A AirMap recebeu 3,3 milhões de dólares do Departamento de Defesa americano para financiar o desenvolvimento adicional de produto e o suporte de engenharia no planeamento de missão UAV, análise pós-missão e software de gestão de tráfego.

A Graffiti Enterprises obteve 1,5 milhões de dólares para modificar o link de dados comerciais para os pequenos UAV do Departamento de Defesa dos EUA que operam em faixas de frequência restritas, ter hardware de tamanho, peso e potência mais reduzidos, além de melhorar a segurança e a resiliência do link de dados.

A ModalAI ficou com 3 milhões de dólares para desenvolver hardware e software autónomos de controlo de voo UAV que podem ser usados ​​em áreas onde o GPS está congestionado ou há obstáculos.

A Obsidian Sensors recebeu 1,6 milhões de dólares para construir uma pequena câmara de drone térmica de baixo custo. Deve ser possível montar a câmara térmica num pequeno e compacto UAV inteligente de vigilância e reconhecimento.

A Skydio arrecadou 4 milhões para melhorar o hardware e o software do controlador de voo, bem como o link de dados para o seu pequeno drone quadcopter.

Comentários

Artigos Relacionados