Os business angels que estão a marcar o ecossistema europeu

Os business angels na Europa estão mais ativos do que nunca. Só no ano passado, aplicaram cerca de 4,5 mil milhões de euros em start-ups e os dados apontam para que este ano o valor seja ultrapassado.
Para saber o “Quem é Quem” no ecossistema europeu de business angels, a Sifted fez uma lista de alguns dos principais investidores, com base no valor dos seus investimentos e dos seus principais apoios. Todos são figuras importantes da tecnologia na Europa, mas a sua vontade em apoiar start-ups em fases muito iniciais, atribui-lhes uma grande importância no mundo das start-ups. Sem nenhuma ordem específica aqui ficam alguns dos principais business angels europeus.
Xavier Niel – França
É nome sonante na cena tecnológica europeia e um business angel respeitado. A revista Forbes avalia o seu património líquido em cerca de 6,1 mil milhões de dólares (5,4 mil milhões de euros), especialmente devido à participação maioritária na Iliad, a empresa-mãe que controla o seu serviço de telecomunicações Free. Xavier Niel é o cofundador da Kima Ventures, um fundo composto por business angels dos mais ativos do mundo, que apoia cerca de duas start-ups por semana com valores na casa dos 150 mil euros. Kima Ventures é gerido por Jean de La Rochebrochard, outro nome grande no mundo das start-ups em fase inicial.
Oleg Tscheltzoff – França
Em 2004, Oleg Tscheltzoff foi um dos cofundadores da Fotolia.com, um marketplace online de imagens, que se transformou no maior site de fotografia. O empreendedor fez mais de 30 investimentos como business angel, com resultados notáveis nos EUA e na Europa.
Jacques-Antoine Granjon – França
É fundador da loja virtual Vente-Privee, um dos primeiros unicórnios de tecnologia em França. O empreendedor direciona a sua energia – e capital – para apoiar outros empreendedores em ascensão e é um dos dez maiores business angels em França. Jacques Antoine-Granjon afirma que se tornou num business angel depois de conhecer Xavier Niel, da Kima Ventures, e Marc Simoncini, da Jaïna Capital.
Alex Chesterman – Reino Unido
Chesterman é o fundador do Zoopla, um site imobiliário do Reino Unido e também esteve na origem da LoveFilm que foi vendida à Amazon por 200 milhões de libras (236,7 milhões de euros). A sua mais recente aposta é a Cazoo, que pretende revolucionar o mercado de carros usados. Alex Chesterman é um dos business angels mais ativos no Reino Unido e já apoiou empresas em fase inicial como Graze, Secret Escapes, SportPursuit, UniPlaces, CarWow, Swoon e Farmdrop.
Carlos Blanco – Espanha
Carlos Blanco é um dos nomes mais destacados nomes do universo de start-ups em Espanha. Foi o fundador da Akamon Entertainment, empresa de jogos e casinos adquirida pela Tangelo Games em 2015. Também esteve ligado à criação da Encomenda Smart Capital, um fundo criado por business angels que os ajuda a gerir investimentos. É autor do livro “Los principales errores de los emprendedores”. Em 2014, foi distinguido com o prémio Best Business Angel Business Angel no EBAN Awards.
Thibaud Elziere – França
Thibaud Elziere, ao lado de Oleg Tscheltzoffm esteve ligado à criação do Fotolia.com em 2004. Recentemente, participou na criação do eFounders, um estúdio de start-ups destinada a start-ups de software corporativo. Este empreendedor considera que um business angel tem que se interessar pela empresa que apoia não só em termos operacionais, mas também apoiar os fundadores em questões estratégicas e do dia a dia.
Martha Lane Fox – Reino Unido
Foi cofundadora do Lastminute.com, juntamente com Brent Hoberman, em 1998. O projeto foi posteriormente vendido à Sabre por 1,1 mil milhões de dólares (991 milhões de euros). Desde então, Martha Lane Fox tornou-se numa voz proeminente na tecnologia europeia e foi fundadora do Doteveryone, um think tank que defende tecnologia responsável.
Sherry Coutu – Reino Unido
Sherry Coutu é a fundadora da Interactive Investor, uma plataforma de investimentos online, a qual liderou até à oferta pública inicial em 2000. Desde então, tem desenvolvido um trabalho consistente como business angel e está presente nos conselhos de administração de várias empresas, instituições de solidariedade e universidades. Sherry Coutu já realizou mais de 60 investimentos como business angel.
Reshma Sohoni – Reino Unido
Reshma Sohoni é fundadora do SeedCamp, o principal acelerador de start-ups na Europa, onde desempenhou o cargo de Chief Executive até 2010. Anteriormente tinha trabalhado na Vodafone e na 3i. No SeedCamp, Reshma Sohon lidera a que equipa que avalia mais de 4000 propostas por ano para seleccionar as start-ups que podem receber investimentos até 500 mil libras (591 mil euros).
Sophia Bendz – Suécia
Destacou-se como Global Marketing Director do Spotify, entre 2007 a 2014. Atualmente é sócia do Atomico e gere o Atomico Angel Program. Como business angel, o seu foco são as start-ups Femtech e já investiu na Grace Health, Daye, O School e Boost Thyroid.
Saul Klein – Reino Unido
Este profissional é aquilo que se pode designar como “serial entrepreneur”. Esteve ligado à fundação do LoveFilm (adquirido pela Amazon) e integrou a equipa original do Skype (adquirido pelo eBay e depois pela Microsoft por cerca de 7,6 mil milhões de euros). Saul Klein também foi cofundador do acelerador de start-ups Seedcamp, é sócio da LocalGlobe, um fundo de capital de risco que ele próprio criou com o pai Robin Klein, igualmente um investidor de relevo. A LocalGlobe apoiou empresas de tecnologia como a Improbable, a Transferwise e a Zoopla.
Kolja Hebenstreit – Alemanha
Kolja Hebenstreit foi cofundador da Delivery Hero, que entrou na Bolsa de Frankfurt em 2017. Foi também cofundador da Point Nine Capital, uma empresa de capital de risco, com sede em Berlim, que foca o seu apoio nos mercados SaaS e online.
Shakil Khan – Reino Unido
Fundou uma série de start-ups de tecnologia, incluindo o CoinDesk, um site de notícias sobre bitcoin e o Student.com, um marketplace de alojamento para estudantes. É um “serial entrepreneur” e como business angel já esteve ligado a algumas das maiores empresas digitais do mundo, como o Spotify.
Taavet Hinrikus – Estónia
Foi um dos cocriadores da TransferWise, em conjunto com Kristo Käärmann. No seu currículo cabe o facto de ter sido o primeiro funcionário do Skype, um emprego que encontrou enquanto ainda estudava informática na universidade.
Lukasz Gadowski – Alemanha
Lucasz Gadowski é o cofundador e Chief Executive da empresa de trotinetes berlinense, Circ. Além disso foi também cofundador da empresa de entregas ao domicílio Delivery Hero. Atualmente é CEO da Team Europe, sua própria holding, onde investe em start-ups ligadas à mobilidade.
Brent Hoberman – Reino Unido
Brent Hoberman esteve ligado à criação do Lastminute.com, juntamente com Martha Lane-Fox (já mencionada na listagem). Foi diretor executivo da empresa até à sua venda à Sabre. Hoberman é cofundador da Made.com, uma loja de mobiliário e de várias outras start-ups. Globalmente, todas as empresas de tecnologia que este empreendedor fundou já arrecadaram mais de 650 milhões de dólares (585,9 milhões de euros). Neste momento, é presidente da aceleradora e incubadora de start-ups Founders Factory.
Eileen Burbidge – Reino Unido
Esta norte-americana mudou-se para o Reino Unido em 2004, onde trabalhou para a Skype como Head of Product Development. Anteriormente, no seu curriculum constavam gigantes da tecnologia como Yahoo! e Apple. Agora é sócia do Passion Capital, um fundo de capital de risco para start-ups em fase inicial com sede em Londres.
Oliver Jung – Reino Unido
Oliver Jung fundou o seu primeiro negócio ligado às tecnologias, a Entory AG, uma empresa de consultoria em comércio eletrónico, em 1997. Quatro anos após a sua fundação foi vendida ao Deutsche Boerse Group. Desde então, o empreendedor já investiu em muitas start-ups como Adyen, Airbnb, Brex, Bulb, Houzz, Nubank, Revolut, Tripactions e WeWork, entre outras.