Os 10 países que mais atraem e retêm talentos

Portugal encontra-se em 28º lugar no Índice Global de Competitividade por Talentos 2020. A lista, que conta com 132 países, é liderada pela Suíça e pelos Estados Unidos.

Suíça é o país que mais atraí e retém talentos, seguindo-se os Estados Unidos e Singapura, segundo o  Índice Global de Competitividade por Talentos 2020 (GTCI, na sigla em inglês).

O estudo, realizado pelo Insead, foi divulgado ontem durante o Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, e avalia a capacidade de um país ou cidade de atrair, reter e desenvolver talentos.

Em 2020, as primeiras posições do ranking continuam dominadas pelos países europeus. A Suíça ocupa o topo da lista, seguida pelos Estados Unidos, Singapura (3ª), Suécia (4ª), Dinamarca (5ª), Países Baixos (6ª) e Finlândia (7ª). Portugal encontra-se em 28º lugar no ranking, apresentando um resultado de 71% no fator Reter, de 65% no fator Atrair e 53% no fator Crescer, à frente de países como Espanha, Itália, China e Polónia.

Já a cidade mais bem qualificada é Nova Iorque, seguida por Londres (2º) e Singapura (3°).

A edição deste ano inclui mais sete países no ranking composto por 132 nações: Angola, Bolívia, Cabo Verde, Costa do Marfim, eSwatini, Jamaica e Macedónia do Norte.

O índice de Competitividade por Talentos 2020 também destaca que a desigualdade global de talentos entre os países mais competitivos e o resto do mundo está a aumentar. E que sobre esta matéria os países desenvolvidos dominam as primeiras posições do ranking.

O relatório faz ainda uma análise sobre os benefícios e o papel da inteligência artificial (IA) no trabalho. Embora possa contribuir para aumentar o número de desempregados, a IA pode oferecer oportunidades significativas aos mercados emergentes, ao desempenhar um papel fundamental na solução de questões globais, como a pobreza e as mudanças climáticas, explica.

Confira os países mais bem posicionados no ranking mundial de talentos:

  1. Suíça
  2. Estados Unidos
  3. Singapura
  4. Suécia
  5. Dinamarca
  6. Países Baixos
  7. Finlândia
  8. Luxemburgo
  9. Noruega
  10. Austrália
Comentários

Artigos Relacionados