Os 10 mercados de Natal mais populares da Europa
Apesar de terem sido reforçadas as medidas de segurança devido à Covid-19, quem não gosta de patinar no gelo com a família, comprar presentes artesanais em chalés de madeira ou petiscar guloseimas clássicas? A Holidu mostra-lhe os mercados de Natal mais populares da Europa para visitar nem que seja à distância.
Uma das experiências mais agradáveis durante o Natal é a ida a um mercado – um evento de rua realizado em dezembro que oferece comida, bebida, bancas ao ar livre e atividades festivas diversas. De facto, é difícil imaginar uma forma mais festiva de celebrar esta época do que patinar no gelo com a família, comprar presentes artesanais em chalés de madeira ou petiscar guloseimas clássicas de inverno. Originários da Alemanha, estes mercados festivos são agora realizados em muitos outros países em todo o mundo.
A Holidu, o motor de pesquisa para casas de férias, decidiu descobrir quais os mercados de Natal mais populares na Europa. Foram analisados uma variedade de fatores, incluindo volume de pesquisa, o número de hashtags no Instagram e o número de mercados de Natal em cada cidade. Foram, também, considerados o tempo médio de voo para cada cidade, a existência de uma pista de gelo no mercado, o número de bancas que tem existentes e a hipótese de neve.
O primeiro lugar do Top 10 pertence a Viena. Mesmo que, este ano, não possa fazer aquela viagem pela qual tanto anseia devido às restrições resultantes da pandemia de Covid-19, fica a sugestão para o próximo ano.
1. Viena
A capital da Áustria realizou o seu primeiro “Mercado de Dezembro” em 1298 e ainda hoje oferece uma grande festa. Rathausplatz é o lar do mais famoso mercado de Natal de Viena: um elaborado “paraíso” de Inverno que se espalha em frente da dramática e neogótica câmara municipal.
Sendo tão pitoresco, não é de admirar que o #Viennachristmasmarket tenha sido utilizado quase 14 mil vezes. É também muito provável que a cidade esteja coberta de neve durante a época festiva do mercado, o que tornará os seus 20 mercados de Natal muito mais bonitos.
2. Berlim
O primeiro mercado de Natal da cidade data de 1530 e foi realizado em Alt-Berlin, um bairro situado na localidade berlinense de Mitte. Hoje, no entanto, existem mais de 80 mercados de Natal em Berlim.
Os mercados festivos de Berlim são procurados mais do que os de qualquer outra cidade europeia também, com o termo “Mercado de Natal de Berlim” a atingir em média 3.300 procuras no Google todos os meses.
3. Estrasburgo
É o mercado de Natal mais antigo de França, o que não é surpreendente, tendo em conta a sua proximidade com a Alemanha. A cidade teve uma elevada pontuação no Instagram – mais de 16 mil vezes – e pelas suas pesquisas mensais no Google – 2700 em média.
O mercado de Natal existe desde 1570 e realiza-se todos os anos entre o final de novembro e 31 de dezembro. A neve também é muito provável, fazendo deste mercado o perfeito paraíso de Inverno.
4. Londres
Sem surpresas, a cidade tem mais mercados de Natal do que qualquer outra cidade no Reino Unido – existem cerca de 16 mercados festivos em Londres.
A capital é também o lar do maior ringue de patinagem ao ar livre do Reino Unido, montado em torno do icónico coreto vitoriano no coração do Hyde Park de Londres durante o período festivo.
5. Munique
A capital da Baviera, Munique, foi o primeiro “mercado de Natal” oficial que teve lugar na Alemanha – e no mundo – e remonta a 1310. No entanto, tal como outras grandes cidades alemãs, Munique tem uma probabilidade bastante baixa de neve durante a época festiva, pelo que qualquer pessoa que se decida por um Natal com neve deve considerar outro lugar.
Para aqueles que não consideram a neve um obstáculo, há muitas maneiras de se manterem entretidos, navegando por mais de 300 bancas festivas e desfrutando da grande pista de gelo ao ar livre em frente à bela Karlskirche. Este ano, foram cancelados os mercados no país, devido à Covid-19.
6. Frankfurt
O mercado de Natal de Frankfurt é uma das mais antigas festas de Natal alemãs, datada do ano 1393. Hoje em dia é tão conhecida que a cidade inglesa Birmingham deu o seu próprio nome ao mercado de Natal alemão – “Frankfurt Christmas Market Birmingham”.
Frankfurt teve uma grande pontuação pelo número de menções que teve no Instagram – mais de 9.000 – e teve uma pontuação superior à de qualquer outra cidade alemã. Mas como outras grandes cidades alemãs, a hipótese de neve em Frankfurt é bastante baixa, o que significa ser pouco provável que seja um país de maravilhas branco durante o período festivo.
7. Nürnberg
No meio do mercado de Natal encontra-se um grande caldeirão, com 2,5 m de diâmetro e 3,4 m de altura, cheio com nada menos que 9 mil litros de “Feuerzangenbowle” quente e fumegante.
Esta típica bebida de Natal alemã consiste numa mistura de vinho tinto, rum e açúcar. O açúcar é brevemente queimado antes de se poder bebê-lo, daí o nome.
8. Budapeste
Localizada no final da rua pedestre de Vaci, a Praça Vörösmarty transforma-se num verdadeiro paraíso de Inverno a partir de meados de novembro. Para além dos tradicionais cheiros de Natal de vinho de muller e canela, também será recebido pelos aromas das especialidades húngaras, tais como rolos de couve recheados, ganso assado, foie gras e salsicha de pimenta grelhada.
Nos palcos ao ar livre e nas bancas de madeira, verá muitos artesãos a mostrar as suas capacidades. A música ao vivo acompanha-o regularmente durante a sua visita ao mercado de Natal.
9. Praga
Os dois mercados mais famosos têm lugar na Praça da Cidade Velha (Staromestske Namesti) e na Praça Wenceslas e estão apenas a 5 minutos a pé um do outro. Praga acolhe também o HoliSlay Drag Show anual durante o Advento, quando as “rainhas” de Natal do ano são coroadas.
A maioria dos mercados de Natal em Praga permanecem abertos até 6 de janeiro.
10. Edimburgo
A capital escocesa está altamente classificada na categoria Instagram com uma pontuação de 41 mil hashtags.
O Festival de Inverno de Edimburgo reúne o seu mercado de Natal e o famoso Hogmanay, num período festivo cheio de luzes cintilantes, sons encantadores, sabores de criar água na boca e muita diversão!