Os 10 melhores destinos para quem quer trabalhar a partir de qualquer lugar

Plataforma de viagens Kayak acaba de apresentar um ranking, onde lista os países mais propícios para o trabalho remoto, quer pelas condições de vida do local, quer pela facilidade de trabalhar à distância. Portugal foi classificado como o melhor país para trabalhar remotamente em todo o mundo.

A pandemia provocada pelo Covid-19 empurrou-nos para dentro de casa e obrigou-nos a repensar a forma como trabalhamos. O teletrabalho, em Portugal, foi obrigatório durante vários períodos nos últimos dois anos. No entanto, desde que o Governo deixou cair a recomendação do teletrabalho, no passado dia 17 de fevereiro, que várias empresas voltaram a abrir as portas dos escritórios às suas pessoas.

A PHC Software faz parte das companhias que já receberam os colaboradores nas suas instalações, num modelo que já tinha sido implementado. Os trabalhadores da Vodafone também já regressaram de forma híbrida ao escritório. Há empresas que vão mais além e já estão a pensar como é que podem incluir a flexibilidade no próprio ADN da organização. A Talkdesk, por exemplo, quer que a decisão de voltar ou não ao escritório seja tomada pelos colaboradores, e não uma imposição.

Tendo em conta esta tendência mundial, a Kayak lançou o Travel and Work Index, ranking que classifica 111 países com base em dois aspetos: oportunidades para viajar e condições confortáveis ​​para trabalhar remotamente. O estudo foi dividido em seis categorias: melhor viagem, preços locais, saúde e segurança, infraestrutura de trabalho remoto, vida social e clima.

Conheça os melhores destinos para trabalhar à distância. Portugal encabeça a lista dos melhores lugares do mundo para trabalhar remotamente.

  • Melhor lugar para trabalhar remotamente: 
    No mundo: Portugal
    Na Europa: Portugal
    Na América Central e do Norte: Costa Rica
    Na América do Sul e Caribe: Brasil
    Na Ásia/Pacífico: Japão
    Na África e no Oriente Médio: Maurícias
  • Melhores lugares para trabalhar remotamente na Europa:
    1. Portugal
    2. Espanha
    3. Roménia
    4. Malta
    5. República Checa
    6. Alemanha
    7. Croácia
    8. Islândia
    9. Albânia
    10. Geórgia
  • Melhores lugares na Europa para trabalhar remotamente, de acordo com a saúde e a segurança:
    1. Islândia
    2. Suíça
    3. Luxemburgo
    4. Noruega
    5. Suécia
    6. Finlândia
    7. Portugal
    8. Dinamarca
    9. Malta
    10. Irlanda
  • Melhores lugares na Europa para trabalhar remotamente, de acordo com os preços locais:
    1. Geórgia
    2. Turquia
    3. Macedónia do Norte
    4. Albânia
    5. Arménia
    6. Sérvia
    7. Roménia
    8. Bulgária
    9. Montenegro
    10. Hungria/ Polónia
Comentários

Artigos Relacionados