Operadores de drones procuram-se para monitorizar agricultura
PME portuguesa procura operadores de drones em todo o mundo para uma plataforma de monitorização de culturas agrícolas ao abrigo de um acordo de serviços.
Uma pequena e média empresa portuguesa do setor aeroespacial, em atividade há cerca de 15 anos, desenvolveu e produziu uma aplicação web de monitorização de colheitas agrícolas, baseada em Inteligência Artificial (IA) que usa dados de satélite e drones aproveitando as duas fontes. Por um lado, a alta resolução temporal de satélite e por outro, a alta resolução espacial de drone, o que permite que a aplicação forneça dados de alta precisão a agricultores sobre o nível das plantas, inventário e lacunas da plantação, zonas de fertilização, etc..
Atualmente, mais de 1700 hectares de vinha já estão a ser monitorizados através da app. A proposta de valor para os utilizadores passa por, por exemplo, gerir o ciclo de vida da exploração, ou seja, conhecer o número real de plantas ou superfícies de cultura – saber onde aplicar os recursos – saber onde replantar; criar diferentes zonas de colheita automaticamente com base na qualidade – ajustar os tamanhos das zonas para satisfazer os objetivos de qualidade e quantidade – produzir vinhos de diferentes qualidades e aumentar os retornos para a mesma área.
Agora, e para pôr em prática esta solução, a empresa procura operadores de drones já estabelecidos no mercado, para colaborar sob um acordo de serviços com agricultores dispostos a monitorizar as suas colheitas, mas está aberta a negociar diferentes acordos de cooperação.
Os benefícios para os potenciais parceiros são vários. A tecnologia fornecida pela empresa permite aos operadores de drones transformar as imagens que adquirem em dados/informações/insights de valor mais elevado. O produto permite que os potenciais parceiros cheguem a um mercado que necessite de informação ativa, não de imagens. Além disso, a parceria pode oferecer aos potenciais parceiros um portefólio comercial datado de 2017, incluindo os melhores viticultores de Portugal.
A PME procura parceiros que tenham os seus próprios drones (podem ser rotativos ou de asa fixa) e devem ter a capacidade de cobrir em pelo menos 500 hectares por semana. O parceiro deve estar em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis locais.
Resumo:
Área: Tecnologia
Produto: Drones
Mercado: Internacional
Necessidade: Operadores de drones
Contacto: Consultar site de acesso