On Strategy revela o valor das marcas

Jerónimo Martins, EDP, Galp, Sonae, Continente e Pingo Doce são as marcas que se destacam no estudo da On Strategy que avalia a reputação e o risco reputacional das principais empresas em Portugal.

A On Strategy acaba de apresentar os resultados do estudo anual, relativo a 2019, sobre o valor financeiro da reputação das marcas com maior volume de negócios em Portugal. Uma análise que tem por base a recolha e análise da informação financeira pública do volume de negócios anual, à qual é aplicada, posteriormente, um conjunto de critérios provenientes da auscultação a mais de 40 mil cidadãos em Portugal, representativos da sociedade.

Entre as marcas com maior valor financeiro associado à reputação encontram-se a Jerónimo Martins, EDP, Galp, Sonae, Continente e o Pingo Doce que ocupam as primeiras posições. No seu total, representam 57% do valor financeiro reputacional das 150 principais marcas em Portugal.

O estudo conclui que, em conjunto, têm um peso superior a 19 mil milhões de euros. Apesar disto, a reputação de nenhuma das seis principais marcas consegue atingir níveis de excelência, ficando-se por níveis robustos e, no caso da EDP, por um nível moderado.

A análise da On Strategy conclui também que as indústrias que registam melhores índices de reputação em 2019 são as do luxo, dos brinquedos, dos automóveis, da alimentação e das bebidas. Pelo contrário, com uma menor exposição reputacional, encontram-se a construção, as transportadoras aéreas, as utilities e o setor financeiro.

Pedro Tavares, partner CEO da On Strategy, lembrou que a “a gestão do valor financeiro da reputação permite perceber qual o valor de negócio que está afeto à reputação da marca, numa linguagem que administradores e diretores entendem”. Na sua perspetiva “as empresas devem estar cada vez mais despertas para o impacto que o cálculo do valor financeiro da reputação e do risco reputacional têm na gestão diária da empresa. Não nos devemos limitar a avaliar a reputação apenas em situações de crise, quando a reputação pode estar em risco”.

Comentários

Artigos Relacionados