Comissão Europeia cria apoio para start-ups e PME do mar

O comissário europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas anunciou uma nova ferramenta para “empreendedores azuis” que irá entrar em funcionamento antes do verão.

A Comissão Europeia anunciou recentemente que vai criar um mecanismo de assistência técnica para o investimento na economia do mar destinada a start-ups e pequenas e médias empresas (PME).

De acordo com a organização europeia, a ferramenta vai ficar operacional ainda antes do arranque do verão deste ano. O objetivo é ajudar os negócios desta área a escalar, de forma a que se tornem elegíveis para futuros investimentos. Este financiamento será levado a cabo por uma plataforma de investimento que o Banco Europeu de Investimento está a planear criar.

O assunto, noticiado pelo Jornal Económico (JE), foi divulgado por Karmenu Vella, comissário europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, que esteve em Portugal durante a última semana para assinalar o Dia Europeu do Mar. De acordo com a publicação, o representante da Comissão Europeia fez questão de referir as dificuldades que os “empreendedores azuis” ainda sentem.

“Sabemos que as start-ups e as pequenas empresas na economia azul, muitas vezes, lutam para tirar as boas ideias do chão […] É por isso que a Comissão Europeia está a desenvolver uma ferramenta de apoio rápido ao investimento, para ajudá-las a amadurecer e, eventualmente, aceder ao financiamento de que precisam para crescer”, explicou Vella na abertura da conferência, citado pelo JE.

Apesar do anúncio feito em Lisboa, o comissário europeu não se aprofundou nas explicações sobre a nova ferramenta, que irá entrar em funcionamento antes do início do verão.

Saliente-se que a economia do mar emprega mais de 180 mil pessoas em Portugal, segundo a Comissão Europeia, pelo que as iniciativas de apoio a estes negócios têm o potencial de melhorar a qualidade de vida, a infraestrutura e a facilidade de financiamento aos empreendedores deste ecossistema.

Comentários

Artigos Relacionados