O que fazer depois de uma discussão com um colega de trabalho?

Os desentendimentos e discussões entre colegas de trabalho são comuns, mas não têm que ser irreversíveis. Eis algumas técnicas que pode utilizar para salvar a situação.

Um artigo recentemente publicado na Harvard Business Review revelou um conjunto de atitudes que podem salvar uma conversa entre colegas de trabalho que se transformou em discussão. Passos simples, ao alcance de qualquer pessoa disposta a recuperar rapidamente de uma situação desagradável de conflito.

Reconhecer o erro e dar espaço
Assim que se aperceber que a conversa está a divergir para um caminho menos positivo, marque uma conversa a sós com a outra pessoa. Responsabilize-se pelas sua ações, reconheça onde errou e mencione que deseja conversar sobre o incidente de forma mais detalhada para poder evitar comportamentos negativos no futuro.

Pedir desculpa e agradecer
Ser rápido no pedido de desculpa pode não ser suficiente para restaurar uma boa relação. Reconhecer o contributo positivo dado pela outra pessoa vai fazê-la sentir-se ouvida. De seguida, agradeça-lhe as boas intenções ou atitude positiva que tenha tido durante o processo.

Procure um ponto de acordo
Não fique preso a uma conversa que não correu bem. Foque-se antes no que é mais importante: o objetivo comum. Ao tomar consciência do propósito maior, o pequeno desentendimento ganha uma perspectiva menos significativa.

Promova a partilha de sugestões
Trabalhem em conjunto numa estratégia para evitar futuros desentendimentos. Sugira ao seu colega formas de comunicação mais abertas e diretas entre ambos que vos permitam trocar ideias sem qualquer receio.

Contribua para o desenvolvimento de boas relações
Depois de uma conversa mais acesa, a reunião seguinte pode não começar da melhor maneira, mesmo tendo seguido todos os passos anteriores. É natural que subsista algum ressentimento, de ambos os lados, e que leve algum tempo a ser sanado. Uma forma eficaz de recuperar a confiança pode passar por pedir ou fazer pequenos favores. Ao pedir ajuda ao colega coloca-se numa situação de vulnerabilidade e demonstra que valoriza a sua prestação.

Comentários

Artigos Relacionados