O podemos esperar do mundo em 2050? Analistas internacionais apontam tendências.
A experiência humana nos próximos anos será marcada pelos avanços tecnológicos, com a inteligência artificial na liderança. Analistas internacionais identificam algumas tendências que vão marcar o futuro.
Não é novidade para ninguém que ao ritmo que a tecnologia avança, em particular as ferramentas ligadas à inteligência artificial, o futuro prevê-se cheio de surpresas, positivas e negativas, naquilo que é o dia a dia de qualquer ser humano. Tendo como ponto de partida a inovação tecnológica a que já assistimos atualmente, os cenários futuros adivinham-se surpreendentes.
Como será a experiência humana na Terra em 2050? A esta questão foi colocada a um conjunto de especialistas internacionais ligados à tecnologia inquiridos pelo Daily Mail – entre os quais nomes como Ajaz Ali, Head of Business and Computing, da Ravensbourne University, Ray Kurzweil, futurista e ex-engenheiro da Google, Matt Littler, fundador e CEO da ARK Immersive, ou Seth Shostak, do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) – que avançaram com algumas tendências tecnológicas que na sua opinião irão marcar o mundo. Nelas fica patente o medo de que as ferramentas de inteligência artificial possam “escravizar” os seres humanos, ou ainda a possibilidade de contato com alienígenas.
Vejamos as tendências espelhadas no Daily Mail.
1. Ferramentas de IA concentram poder
Atualmente, uma das preocupações das pessoas é que a inteligência artificial leve à perda de empregos. Os especialistas vão mais longe e alertam que dentro de 30 anos esta terá transformado o mundo de uma forma profunda, com a agravante de que quem controlar a IA ganhará um poder enorme, enquanto uma percentagem significativa da população mundial ficará “refém”. Como diz um dos inquiridos pelo Daily Mail, “os senhores da IA controlarão os dados do mundo e transformarão o resto de nós em seus servos”.
2. Implantar chips no corpo
Outra das tendências é que até 2050 as pessoas vão implantar chips que monitorizarão o funcionamento do corpo e permitirão acompanhar o seu estado de saúde. O biohacking irá permitir que as pessoas possam perceber melhor como o seu corpo reage a determinada medicação ou exercício físico, por exemplo.
3. Vida após a morte com IA
Através de imagens e gravações de captura de movimento, usando IA, as pessoas poderão criar “gémeos digitais” que poderão “viver” após a morte. Desta forma, e usando ferramentas baseadas em PNL mais avançadas que o ChatGPT e o Bard, as pessoas poderão interagir, em tempo real, com os gémeos digitais de familiares ou amigos falecidos.
4. Upload do cérebro?
A possibilidade do homem se fundir com a máquina através de uma conexão cerebral é outra das hipóteses avançadas pelos especialistas ouvidos pelo Daily Mail. O ex-engenheiro da Google Ray Kurzweil prevê, inclusive, através de um mecanismo que descreve como ‘singularidade’, que, em 2029, um robô passará no Teste de Turing e que, até 2045, as pessoas conectarão seus cérebros às máquinas, multiplicando a sua inteligência efetiva.
5. Óculos que vão além da visão
Nos próximos anos são grandes as hipóteses de óculos com lentes semelhantes às normais, poderem desempenhar outras funções, como fornecer conselhos, apresentar notificações ou instruções.








